Comunidade indígena da Cotinga ganha nova unidade de saúde

Espaço está totalmente reformado e ampliado para atender aos moradores na localidade

A população indígena que reside na Ilha da Cotinga recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, uma unidade básica de saúde reformada e ampliada. Os indígenas serão atendidos por meio do Distrito Sanitário Indígena (Dsei) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e contarão com um ambiente na própria localidade com atendimento à saúde, sem precisar se deslocar.

“É com muita alegria que entregamos a unidade de saúde para a comunidade indígena na Cotinga. Ampla e moderna, a obra trará grande benefício ao povo que reside naquela ilha. Parabéns a Secretaria de Saúde e a todos os servidores que não mediram esforços para tirar do papel e transformar em realidade esse espaço tão importante para a saúde indígena. Também é motivo de comemoração a Lei Ordinária que cria o Dia Municipal em homenagem aos Povos Indígenas comemorado anualmente em 19 de abril”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

Com recurso Federal pleiteado pela Secretaria Municipal de Saúde, a unidade conta com consultório médico, sala de vacina, consultório odontológico, sala de enfermagem, entre outras repartições com um ambiente mais confortável para o atendimento desses pacientes.

Para a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, esta é uma conquista. “É com muita alegria que entregamos esta obra tão esperada, foram várias reuniões com a comunidade durante todo o processo. A equipe está de parabéns, agradeço aos servidores que desempenham um trabalho sério e eficaz para que o resultado seja este: uma unidade que terá grande importância para a comunidade indígena”, enfatiza.

O valor total do investimento é de R$ 611.075,77. “Agradeço a todos em nome da comunidade que tem essa cultura milenar e que vive nesta aldeia. Vemos com alegria essa unidade reformada e ampliada que será de muita ajuda a comunidade indígena e todos que residem na Cotinga. Agradeço ao prefeito que não mediu esforços para trazer melhorias para esta comunidade”, salienta o cacique Dionísio Rodrigues.

“Esta era uma luta e agora, a conquista está aqui para o povo. A entrega de uma obra tão significativa vem em decorrência do comprometimento do prefeito Marcelo Roque e todos os envolvidos nesse trabalho. O valor e importância dessa unidade é muito grande”, acrescenta o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Antonio Ricardo dos Santos.

A chefe do Escritório Regional da Funai, Caroline Willrich compareceu à solenidade. “Agradeço a comunidade por todo esse trabalho e esforço. Precisamos valorizar essa comunidade e temos muito o que aprender com eles. Todas as conquistas dos povos indígenas são com muita luta e o povo sonhava com isso a muitos anos. Hoje é um dia de vitória”, destaca.

“A vontade política é fundamental para que melhorias aconteçam. Parabéns as Secretarias de Saúde e de Agricultura e Pesca e ao prefeito Marcelo Roque que tirou essa obra do papel. A Câmara de Vereadores está sempre a favor de melhorias à população e esta é muito especial”, afirma a vereadora Vandecy Dutra.

Também participaram da solenidade, indígenas, vereadores Oseias Bisson e Oziel Marques (o Mael), o conselheiro municipal de Saúde, Luiz Américo Delfin, secretários municipais e convidados.33