Secretaria Municipal de Inclusão faz parceria para cursos de formação em “Autismos Presente”

Profissionais da educação e público geral poderão fazer as inscrições

Na tarde desta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), concretizou uma parceria com a Uniasselvi para ofertar cursos de formação em “Autismos Presentes”, com turmas para professores e educadores da rede municipal de ensino e também para o público geral.

O curso é realizado pela UNIASSELVI, pelo Instituto AutismoS e pela ONDA, que leva informação e promove a sensibilização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio de formações gratuitas e certificadas, o projeto prepara os profissionais da educação para orientar adequadamente crianças e adolescentes autistas no dia a dia escolar, visando a uma convivência inclusiva e afetiva.

“Nosso objetivo é promover a inclusão de forma contínua, por isso direcionamos os esforços e recursos em prol da diversidade. Além disso é importante estabelecer metas, medir, documentar e publicar os progressos que caminham em busca dessa transformação que estamos propondo”, disse a secretária de Inclusão, Camila Leite.

Está iniciativa acontece pela primeira vez na Cidade Mãe do Paraná. O curso oferece certificação e para participar é preciso que os interessados estejam cursando o ensino médio ou tenham completo.

As inscrições serão abertas em breve e divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Paranaguá.

Estiveram presentes na reunião o representante da instituição de ensino, Rafael Fatsuwnk; a Superintendente de Atendimento e Inclusão Social, Irazilda Bisson Dalago; a assessora de gabinete, Larissa Kamarowski e o Superintendente de Controle e Analise, Edmilson Cordeiro de Andrade.