Vacinação de profissionais de saúde da rede privada é iniciada na Estação Ferroviária

Aplicação das doses está ocorrendo com fluxo rápido de atendimento e sem longas filas

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde com a "Covid-19", fantasia confeccionada para ações de vacinação contra a doença
A vacinação voltada a profissionais da rede privada de saúde iniciou na manhã desta sexta-feira, 5, na Estação Ferroviária com fluxo rápido de atendimento e sem longas filas. “O espaço é amplo, arejado e central. Esses fatores auxiliaram significativamente no andamento da aplicação das vacinas”, avalia a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A secretária explica que os profissionais que estão sendo vacinados na Estação Ferroviária realizaram previamente um cadastro online. “Após esse cadastro por meio do site da Prefeitura de Paranaguá, eles precisam aguardar um comunicado que será enviado pela Secretaria Municipal de Saúde por e-mail e aí sim, vir à Estação Ferroviária”, detalha Lígia Cordeiro.

Após o recebimento da confirmação por e-mail, o profissional deve se dirigir ao espaço portando o comprovante da sua inscrição ativa no Conselho de Classe e documento original com foto. “De forma online é feito o pré-cadastro. Presencialmente, a equipe da Saúde realizará a triagem, analisando os documentos entregues para após, realizar o cadastro no sistema do Ministério da Saúde para que essa pessoa possa ser vacinada”, informa a secretária.

O pré-cadastro online pode ser preenchido pelos profissionais de saúde da rede privada até dia 15 de fevereiro no site www.paranagua.pr.gov.br e clicando no link “Vacinação Covid-19 – Cadastro de profissionais de saúde da rede privada”.

“Fiz a inscrição pelo site e hoje fui vacinada. Estou muito feliz e confiante acreditando que a ciência está vencendo e que tudo vai melhorar”, salienta Alice Helena Santos que atua em um consultório odontológico.

A sensação de Alice é dividida com a dentista Ana Cláudia de Miranda. “Vivemos um ano muito difícil e este é um dia maravilhoso. Espero que disso tudo possamos ver a vida de uma outra forma e que as pessoas continuem mantendo os cuidados de prevenção. Estou emocionada e muito feliz”, ressalta.
A vacinação desse público alvo na Estação Ferroviária continua neste sábado, 6, das 8h às 17h.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO
A vacinação ocorre conforme novos lotes de vacinas encaminhados pelo Ministério da Saúde chegam aos municípios. São 4 fases com grupos indicados pelos Programas Nacional e Estadual de Vacinação e pelo Plano Municipal de Vacinação.

Quanto a área de saúde, especificamente, a vacinação iniciou com aqueles que atuam diretamente na linha de frente contra a Covid-19 e está sendo ampliada gradativamente para os demais profissionais de saúde. Há todo um protocolo que é seguido para a vacinação. Cada pessoa que recebe a dose fica registrada no sistema nacional do Ministério da Saúde com nome completo, função e local de atuação. O número de doses que chegam e são aplicadas também entra no sistema. Todas as aplicações são registradas, o que permite prestar contas de cada dose e de quem recebeu a vacina.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, na primeira fase já foram vacinados: idosos que residem em asilos e profissionais que trabalham nessas instituições de longa permanência, indígenas aldeados e ainda continuam sendo vacinados os profissionais de saúde.

O intuito é vacinar o maior número de pessoas possível conforme novos lotes de vacina forem chegando. Não é possível vacinar a todos de uma só vez, contudo, a expectativa é de que a vacinação ocorra gradativamente para atingir os quatro grupos priorizados.