Confira os horários de visitas e informações sobre pacientes na UPA

Como ocorrem em hospitais é estipulado um momento específico diariamente para a conversa entre o profissional de saúde e o familiar

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um local de saúde para atendimentos de urgência e emergência. Em alguns casos, pacientes permanecem em observação ou na emergência enquanto aguardam transferência para hospitais ou mesmo, o recebimento de alta médica.

“Ter um familiar doente e até internado é motivo de preocupação para os parentes e amigos, mas é importante lembrar que na casa hospitalar, os pacientes estão recebendo todo atendimento médico e cuidados. Em alguns casos, a transferência é necessária. Os dados desse paciente são acrescentados na Central de Leitos e ele aguarda uma vaga em hospitais estaduais. Todos os detalhes são repassados aos familiares pelo médico e assistente social. Como o número de atendimentos na UPA é alto diariamente, é estipulado um horário específico para a conversa entre o profissional de saúde e o familiar”, informa a diretora geral da Fundação de Assistência à Saúde (Fasp), Everllin Guiguer.

Como ocorrem em hospitais, o horário de visitas e de informações sobre pacientes é estipulado. Confira os horários de visitação e detalhes quanto à circulação naquele ambiente de saúde:

HORÁRIO DOS INFORMATIVOS
Diariamente às 16h, ocorre informativo sobre o quadro clínico do paciente com o médico responsável do plantão da Emergência.
Não é permitida visitas no Setor de Emergência salvo expressa autorização do médico responsável pelo setor e, se liberada, apenas uma pessoa por paciente;
Identificar-se na Recepção e ou Assistência Social;
Não serão repassadas informações fora do horário, salvo solicitação do médico;
É permitido acompanhantes nas seguintes situações:
Gestantes (Leis nº 8.069/90 e 11.108/05);
Idosos (Leis nº 10.741/03 – Estatuto do Idoso);
Portadores de deficiência (Lei nº 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência);
Crianças e adolescentes até 13 anos (Lei nº 8.069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente).
Não é permitido acompanhante em casos de doenças infectocontagiosas;

HORÁRIO DAS VISITAS
O horário de visitas ocorre das 16h às 16h30;
É permitida a entrada de um visitante por paciente;
O visitante deve se identificar na recepção ou assistência social;
Não é permitida visita fora do horário informado;
É permitida a entrada de alimentos para pacientes (se autorizado pelo médico). Os alimentos devem ser entregues na recepção com o nome do paciente ou do acompanhante.
A troca de acompanhante será permitida às 8h e às 20h;
É proibida a filmagem e registro de imagens dos pacientes e funcionários no interior da UPA em conformidade com o previsto no artigo 5.º, Inciso X da Constituição Federal e do Artigo 20 da Lei 10.406/2002 (Código Civil).

> Encontre-nos no Facebook