Campanha de sensibilização do Selo ‘Empresa Amiga da Mulher’ é iniciada

Equipe técnica visitou estabelecimentos comerciais com o objetivo de apresentar o programa. Objetivo é saber como agir em casos de assédio, abuso ou violência contras as mulheres dentro dos estabelecimentos

Uma campanha de sensibilização quanto à implantação do Selo ‘Empresa Amiga da Mulher’ foi iniciada em Paranaguá com o objetivo de promover políticas públicas de combate ao abuso ou violência contra a mulher em estabelecimentos noturnos, oferecendo treinamento e as orientações necessárias para mitigar possíveis casos de abusos, possibilitando o devido atendimento, a fim de salva guardar a integridade física e psicológica das mulheres. A ação possui como fundamento legal a Lei municipal n° 4080/2021.

A atividade constituiu na visita a estabelecimentos comerciais durante a última sexta-feira, dia 3 e contou com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio, por meio do secretário Henrique Almada, da equipe patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e comandada pela GCM Márcia Garcia, do Conselho dos Direitos da Mulher por meio de sua presidente, Matsuko Barbosa e da advogada da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, Dra. Giovana Andrioli.

Neste primeiro dia foram abordados os primeiros estabelecimentos, porém o movimento de sensibilização continuará com a abordagem dos estabelecimentos. Em breve o município fornecerá um curso capacitando os estabelecimentos comerciais para agirem de forma segura e imediata no caso de assédio, abuso ou violência contra as mulheres dentro dos estabelecimentos.

Os estabelecimentos que desejarem participar e ser uma Empresa Amiga da Mulher devem se cadastrar no site https://www.paranagua.pr.gov.br/cadastros/cadastro-empresa-amiga-mulher.php que em breve terá a primeira capacitação. "Estamos satisfeitos em participar desta iniciativa e daremos todo suporte necessário à continuidade do programa", destacou o secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura.

Todo esse serviço vem sendo realizado por um grupo de trabalho, formado majoritariamente por mulheres da assistência social, segurança pública, conselho municipal da mulher e da procuradoria da mulher.

> Encontre-nos no Facebook