Mutirão contra dengue acontece nesta quinta-feira, 30

Ação ocorrerá todas as semana em regiões de Paranaguá

Os casos de dengue têm aumentado em todo o Brasil, com cidades apresentando epidemia da doença. Em Paranaguá, apesar dos esforços contínuos dos agentes de endemias no controle e combate ao Aedes aegypti, o número de casos também tem aumentado.

Como ação de combate, a Secretaria Municipal de Saúde com apoio das pastas de Meio Ambiente, Obras, entre outras, realizará mutirões para detecção e remoção de criadouros em regiões da cidade.

Nesta quinta-feira, 30, a ação acontece nos bairros Santos Dumont, São Vicente e Jardim América e região. Nessa data, os moradores podem retirar objetos que acumulem água como: garrafas, pneus velhos, plásticos e móveis velhos. É importante separar vidros para evitar acidentes com os servidores da coleta.

"É importante que os moradores nesses bairros fiquem atentos à data em que o caminhão passará na sua rua e retirem o entulho no dia anterior ou no mesmo dia, antes das 13 horas para que possa ser recolhido", orienta a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

O mutirão iniciará às 8h e permanecerá durante todo o dia. Cada semana a ação ocorrerá em uma região do município com aviso do mutirão antecipado aos moradores. Na sexta-feira, 31, será a vez dos prédios públicos. Todos os locais passarão por verificação de possíveis criadouros e retiradas desses recipientes.

"Mesmo com todo o trabalho de prevenção realizado pelos agentes de endemias não venceremos o Aedes aegypti sem a população. É preciso que cada um de nós se envolva nessa luta eliminando a água parada e criadouros para o Aedes aegypti", ressalta Marianne Gomes.

Ela enfatiza que o objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água.

"Lixo e entulhos descartados irregularmente, acúmulo de água em vasos, calhas, garrafas, latas e outros objetos é dar carta branca para a proliferação do inseto e para a dengue", alerta.

Os agentes de endemias além da orientação e detecção de possíveis criadouros, realizam a passagem com a bomba costal, equipamento que borrifa o mesmo produto usado pelo fumaça. A medida ocorre na região que apresenta casos da doença fazendo o bloqueio para evitar que ela se prolifere.

> Encontre-nos no Facebook