Mutirão contra dengue é iniciado em Paranaguá

Ação para eliminação do Aedes aegypti conta com retirada de entulhos e orientações aos moradores

Teve início nesta quinta-feira, 30, o mutirão contra a dengue nos bairros Santos Dumont, Vila São Vicente, Jardim América e região. Mais de cem pessoas entre agentes de endemias, cargos comissionados e servidores municipais, caminhões, tratores, pás-carregadeiras e outros equipamentos estão na localidade para retirar entulhos, objetos que possam se tornar criadouros para o Aedes aegypti.

“A dengue é uma doença que pode ser evitada com medidas sanitárias simples como manter quintais limpos, não acumular lixo, entulhos e não os descartar de forma irregular. Estamos, além desse recolhimento desses objetos, orientando a população porque precisamos que todos se envolvam nessa luta”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A ação conta com a união de todas as secretarias municipais, entre elas, Saúde, Urbanismo, Inclusão, da Mulher, Gabinete Institucional, Segurança, Governo, Meio Ambiente, Assistência Social, Serviços Urbanos, Trabalho, Fazenda, Administração, Agricultura e Pesca, Esportes e Obras.

“É muito importante a participação da população. Colocar o lixo domiciliar na data correta da passagem do caminhão de coleta, não jogar entulhos nas ruas e terrenos baldios já é um passo muito importante para evitar a proliferação do mosquito. Precisamos dessa atitude acertada da população para nos apoiar nesse combate”, salienta o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino.

Neste dia de mutirão, aqueles que moram na região citada, devem aproveitar para colocar o entulho, especialmente os que acumulam água, para fora de suas residências. Os caminhões e profissionais passarão para recolhê-los.

PRÉDIOS PÚBLICOS
Na sexta-feira, 31, é a vez dos prédios públicos. Cargos, funcionários e agentes de endemias estarão trabalhando na verificação e retirada de possíveis criadouros. “Será um dia de limpeza geral com foco nos recipientes que possam acumular água. Às quintas-feiras as ações serão nos bairros e às sextas nos prédios públicos. Queremos atuar em todos os espaços para acabar com o Aedes aegypti no nosso município”, destaca Lígia Cordeiro.