Mutirão tem retirada de cerca de 84 toneladas de lixo e entulho

Nesta sexta-feira, 31, ação está ocorrendo nos prédios públicos

Durante toda a quinta-feira, 30, equipes da Secretaria Municipal de Saúde com apoio e profissionais de saúde e cargos comissionados das secretarias de Urbanismo, Inclusão, da Mulher, Gabinete Institucional, Segurança, Governo, Meio Ambiente, Assistência Social, Serviços Urbanos, Trabalho, Administração, Agricultura e Pesca, Esportes e Obras, , caminhões, tratores e outros equipamentos, realizou mutirão contra a dengue na Vila São Vicente, Santos Dumont, Jardim América e região.

A ação para combater o Aedes aegypti resultou na retirada de aproximadamente 84 tonelada de lixo e entulho. “Também encontramos vários focos do inseto em recipientes e especialmente em piscinas nas residências e pudemos orientar os moradores. Isso reforça a importância de permitir a entrada dos agentes de endemias nas casas porque muitas vezes o residente nem imagina que ali há um foco do mosquito transmissor da dengue. A conscientização é fundamental e o profissional tem todos os detalhes relevantes para instruir os moradores”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

Nesta sexta-feira, 31 foi a vez dos prédios públicos que também contou com a união de todas as secretarias. A sede administrativa da Prefeitura de Paranaguá, o prédio Joaquim Magalhães, os espaços de todas as secretarias municipais, Cagepar, Fasp, Centro de Diagnóstico João Paulo II, UPA e unidades básicas de saúde também receberam os agentes de endemias.

“Os mutirões permanecerão tanto em prédios públicos como em residências e empresas. A união de todos é fundamental na luta contra o Aedes aegypti. A dengue está atingindo os municípios do Paraná bem como outros estados brasileiros e precisamos combatê-la com prevenção e celeridade”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.