Prefeito Marcelo Roque apresenta Programa Tarifa Zero em Foz do Iguaçu

Implantando em março de 2022, tem sido referência para diversos municípios brasileiros

O prefeito Marcelo Roque participou na noite desta quarta-feira, 31, de Audiência Pública na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O município paranaense debateu o transporte público em Foz do Iguaçu e o prefeito de Paranaguá foi convidado para detalhar o Programa Tarifa Zero que, com lei aprovada em dezembro de 2021. Iniciou em 15 de março de 2022.

“Ficamos muito felizes em poder dividir com outros municípios um programa tão importante que impacta positivamente os moradores e visitantes de Paranaguá com a gratuidade da passagem no transporte público”, destaca Marcelo Roque.

Com participação da população de Foz, vereadores e demais interessados, o Tarifa Zero foi apresentado. Segundo o IBGE, Paranaguá conta com 157.378 habitantes. Qualquer pessoa interessada, independente de idade ou de residir no município pode se beneficiar do Tarifa Zero bastando apenas um rápido cadastro com confecção de um cartão de transporte, também gratuito.

“No dia 15 de março, Paranaguá entrou para história com a primeira operação do Tarifa zero e virou referência para as cidades brasileiras. Municípios como Garopaba, Florianópolis, Pato branco, Maricá, no Rio de Janeiro e o prefeito Chico Brasileiro aqui de Foz foram até Paranaguá conhecer o nosso sistema. Participamos da Smart City em 2022, em São Paulo e da 111.ª reunião do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana em Manaus. Nos orgulha que essa experiência possa ser dividida com outras cidades”, observa o prefeito Marcelo Roque.

Com um ano de Tarifa Zero, os resultados positivos são visíveis. Como a redução de 38% em índices de acidentes de trânsito, mais de 200% de aumento na demanda do Restaurante Popular, um impacto que resultou na criação de mais um restaurante na região sul da cidade, mais de 100% em crescimento do consumo no comércio central e um aumento significativo no número de passageiros.

“Em 2021 eram 285 mil giros na catraca, agora, em 2023, são mais de 700 mil. A população pode ir trabalhar, passear, fazer suas compras, ao médico, visitar um amigo ou parente de forma totalmente gratuita”, ressalta o prefeito. Desde 2017, o Poder Público não concedeu aumento da passagem, mantendo o valor de R$ 3,70. “E agora, a população tem o serviço gratuito”, enfatiza.

Ainda ocorreu aumento na frota de ônibus para atender a demanda que é acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. 95% da operação é custeada pelo Município e outros 5% por empresas instaladas na cidade.