Fasp convida Secretaria da Mulher para discutir projetos e ações destinados à saúde da mulher

Encontro discutiu a utilização do DIU como método contraceptivo pelo SUS

Nesta sexta-feira, 2, a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) com a equipe técnica do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e a Secretaria Municipal da Mulher discutiram projetos e ações destinados à saúde da mulher.

Na oportunidade, foi apresentado pelo Centro de Atenção à Saúde da Mulher o projeto de inserção do dispositivo intrauterino (DIU).

O encontro contou com a médica Ana Luiza Varella Jamnik que atende no Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Ela pode explicar sobre o intuito de oferecer às mulheres o acesso fácil a esse contraceptivo .

O projeto ainda está em fase de implementação e a meta é atender, inicialmente, 40 a 60 mulheres em um mutirão que será realizado pela Fasp por meio do Centro de Atenção à Saúde da Mulher.

"O DIU é um método contraceptivo eficiente. Elas terão a oportunidade de usar um contraceptivo seguro
na prevenção de uma gravidez não programada ou não desejada", orienta a diretora geral da Fasp, Everllin Guiguer.

"Esta é mais uma ação relevante voltada para o público feminino e que atende uma demanda da nossa região. Precisamos quebrar tabus e trabalhar temas como sexualidade, prevenção de gravidez e incentivar o planejamento familiar", ressalta.

"Esta é mais uma parceria importante que sem dúvida, gerará resultados positivos para a comunidade. É um procedimento seguro e importante para as mulheres", destaca a secretária municipal da Mulher, Vandecy Dutra.

A data do mutirão e as formas de acesso serão divulgadas posteriormente pela Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá.