Encontro sobre educação midiática atinge recorde de público virtual

Palestra ministrada pelo Instituto Palavra Aberta trouxe conhecimentos aos profissionais de educação da Rede Municipal

Uma plateia virtual formada por 150 profissionais da Rede Municipal de Ensino participou nesta terça-feira, 23, da palestra Educação Midiática e Novos Letramentos promovida pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

O momento também marcou o início da temporada 2021 de formações do projeto de educomunicação desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). O programa é política pública no município, através da Lei 3.924, sancionada em 2020.

“Com a pandemia de Covid-19, observamos que os educadores e professores que estão inseridos no projeto de educomunicação tiveram mais familiaridade com o ambiente on-line. O nosso objetivo, a partir de agora, é ampliar o trabalho está sendo desenvolvido”, disse a secretária de Comunicação, Camila Roque, que agradeceu a parceria com o Instituto Palavra Aberta.

A capacitação ocorreu por meio da ferramenta Google Meet e foi conduzida por Daniela Machado, jornalista com especialização em economia e corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. “Precisamos preparar as crianças e os jovens para lidar com a informação. Novas linguagens e formatos de mídia surgem a todo momento, por isso precisamos que nosso entendimento sobre o que é ser alfabetizado hoje em dia também sejam ampliados”, disse a palestrante.

Conforme a gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta, Saula Ramos, “a parceria com será de grande relevância para ampliarmos o conhecimento da Educação Midiática como uma habilidade fundamental para a formação de alunos aptos a navegarem no ambiente informacional com responsabilidade”, comentou.

Para a secretária de Educação e Ensino Integral, é salutar formações que ampliem os conhecimentos dos profissionais da Rede de Ensino de Paranaguá. “É algo que enriquece, inclusive, nossas atividades e o currículo escolar. Estaremos sempre à disposição do relevante projeto de educomunicação que traz ótimos frutos”, disse Tenile Xavier.

SOBRE O EDUCAMÍDIA

O EducaMídia – Programa de Educação Midiática, que tem por objetivo difundir o tema no Brasil e fornecer suporte e ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável.

O público-alvo prioritário são professores e educadores do Ensino Fundamental, para que propaguem a educação midiática como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais.

O programa tem um currículo de educação midiática alinhado com as competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Já no lançamento, o EducaMídia traz o currículo e os objetivos da educação midiática para professores e alunos, além de um curso introdutório de 30 horas à distância. Todos os recursos são gratuitos. Acesse: https://educamidia.org.br/.