Consulta Pública tratou sobre o Plano Municipal de Regularização Fundiária

Evento aconteceu na Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira, 24, aconteceu a Consulta Pública sobre o Plano Municipal de Regularização Fundiária. Esta é a primeira etapa que envolve a apresentação do diagnóstico para soluções que envolvem problemas de urbanismo, habitacional, ambiental, de infraestrutura, entre outros. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur) desenvolveu o documento e a apresentação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

“Hoje apresentamos para a comunidade e para as autoridades a primeira fase do Plano Municipal de Regularização Fundiária. Isto inclui o diagnóstico para os problemas de urbanismo, a intenção é todos os projetos sejam somados para a solução dos problemas”, disse o secretário de Urbanismo, Koiti Claudio Takiguti.


Foram apresentadas questões como: ocupações, loteamentos, áreas classificadas como ZEIS, áreas de REURB instauradas, entre outras questões envolvidas no processo de reurbanização fundiária para os próximos 10 anos.

A arquiteta e urbanista da Prefeitura de Paranaguá, Fabiana Galesi, faz parte do grupo de trabalho que elaborou o diagnóstico.

“Atualmente temos cerca de 50% da população vivendo em alguma região com irregularidades fundiárias. Esse diagnóstico possibilita termos um planejamento urbano adequado e com as solicitações de licenciamento podemos trazer soluções”, comentou.

O secretário de Obras, Ildeivan da Silva Junior, falou sobre a importância desta apresentação.

“Historicamente Paranaguá apresenta ocupações desordenadas, isto impacta no nosso trabalho de oferecer o infraestrutura. É muito importante que o Plano de Regularização seja realizado para que todas as pessoas tenham seus direitos assegurados”, explicou.

As próximas fases envolve o encaminhamento de leis para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

> Encontre-nos no Facebook