Secretaria de Saúde amplia serviços de Fonoaudiologia em lares de idosos

Atendimento especializado visa melhorar qualidade de vida e nutrição dos acolhidos

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando seus serviços de atendimento aos moradores do Lar Perseverança, com a presença do fonoaudiólogo Gianfrank Julian Tambosetti. A iniciativa visa prioritariamente auxiliar os idosos que enfrentam dificuldades na deglutição e, posteriormente, abranger aqueles com dificuldades na fala e audição.

Manoela Velomim, assistente social e diretora técnica do Lar Perseverança, enfatiza a importância das consultas com um fonoaudiólogo na promoção da saúde e nutrição dos residentes. "Muitos deles têm dificuldades na deglutição. Temos notado um aumento na demanda de idosos com fragilidades alimentares. Muitos dependem de alimentação por sonda, tornando fundamental a avaliação de um fonoaudiólogo para melhorar seu bem-estar", ressalta.

Antes desse serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, os idosos precisavam se deslocar para receber atendimento fora do lar. "Com o atendimento no próprio lar, a mobilidade melhora significativamente, e eles têm a vantagem de contar com um profissional dedicado exclusivamente a eles", explica.

Ginafrank Julian Tambosetti, fonoaudiólogo, informa que o atendimento também será estendido ao Asilo São Vicente de Paulo. "Muitos idosos enfrentam dificuldades na ingestão de alimentos sólidos e problemas na deglutição. Nosso objetivo é proporcionar condições para que eles possam deglutir adequadamente e, assim, melhorar sua nutrição e qualidade de vida. Além disso, atenderemos também, pacientes com desafios na fala e audição", observa.

O Lar Perseverança atualmente abriga 68 pessoas, das quais 65 têm mais de 60 anos. Esta iniciativa visa oferecer assistência relevante a essa comunidade idosa, visando uma melhoria em sua qualidade de vida e saúde.

> Encontre-nos no Facebook