Paranaguá se prepara para receber árvores nativas adultas em suas praças

Ação visa aprimorar a arborização urbana da cidade

No próximo domingo, 28, oito árvores nativas adultas serão plantadas em diversas praças da cidade, numa ação que auxilia significativamente na paisagem e traz diversos benefícios para a população.

As árvores, que possuem aproximadamente nove metros de altura e um diâmetro a altura do peito (DAP) de 15 cm, são da espécie Pau-ferro (Libidibia ferrea) e Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa). Elas serão plantadas na Praça Padre Thomas Sheehan, no Rocio, na Praça Fernando Amaro e na Praça Eufrásio Correia (Praça dos Leões), ambas no Centro Histórico.

O plantio é de responsabilidade da empresa Rocha Terminais Portuários, e se trata de uma ação junto ao Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) de Paranaguá. A operação está sendo supervisionada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“Realizar o transplante de árvores é um processo que demanda atenção extrema, tempo e preparo. Já estamos discutindo todos os detalhes dessa ação há meses”, explica Rodrigo Delonga, engenheiro florestal da Semma.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá, Diego Delfino, vê o plantio como um passo relevante para arborização na cidade e para a população. “Estamos transformando a paisagem dessas praças. Ações como essa endossam a certificação internacional recebida pela cidade de Paranaguá junto ao Tree Cities of the World (Arbor Day Foundation/FAO/ONU)”, afirma.

Além do plantio, a Semma realizou uma avaliação em uma árvore exótica localizada na Praça Padre Thomas Sheehan, no bairro Rocio, e concluiu que uma intervenção emergencial seria necessária. A árvore, da espécie Guapezeiro (Syzygium cumini), estava em estágio avançado de senescência e apresentava diversos pontos de podridão no tronco, comprometendo significativamente sua estabilidade.