Secretaria Municipal de Saúde recebe 20 desfibriladores para utilização em unidades básicas

Investimento de mais de 222 mil reais visa aprimorar o atendimento em emergências cardiorrespiratórias

Em um avanço significativo para a saúde pública de Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde comemorou a entrega de 20 desfibriladores eletrônicos automáticos (DEA) nesta sexta-feira, 24. Com um investimento superior a 222 mil reais, esses dispositivos são fundamentais para o manejo de emergências cardíacas, oferecendo uma chance de sobrevivência até a chegada do suporte médico avançado.

A aquisição dos DEAs foi viabilizada por meio de recursos do Programa de Qualificação da Atenção Primária. Além dos equipamentos, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) está fornecendo capacitação equipes de saúde, para manuseio do equipamento.

“Com a parceria do Governo do Estado e um investimento de 220 mil reais, em desfibriladores, equipamentos fundamentais para atender emergências cardíacas e simples de operar, as unidades básicas de saúde estarão preparadas para atender, caso ocorra, uma emergência até a chegada do suporte médico avançado. Além disso, estamos capacitando nossos profissionais para garantir a melhor utilização possível. Desde o início da nossa administração, temos nos dedicado a melhorar a saúde no município. Coisas boas ainda ocorrerão até o final da gestão. Temos obras caminhando como a unidade de saúde, no Jardim em Iguaçu, a unidade Rodrigo Gomes, o Ambulatório de Saúde Mental, entre outras obras. São investimentos que vão ajudar a saúde, sem falar agora também do Pequeno Príncipe que teremos no prédio da Copel que agora é do Município e abrigará departamentos da Saúde e também atendimentos do Pequeno Príncipe”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

“O desfibrilador eletrônico automático (DEA) é essencial para o suporte básico de vida e não requer treinamento técnico em saúde para ser operado. Ele é projetado para sustentar um paciente e tentar reverter uma parada cardíaca, proporcionando segurança até que o suporte médico avançado chegue,” afirma Gustavo Almeida, diretor médico da Fasp.

“Com a chegada de 20 desfibriladores às nossas unidades, estamos preparados para além das necessidades básicas. As emergências podem acontecer a qualquer momento, e é por isso que, sob a direção do prefeito Marcelo Roque e em colaboração com a Fasp, estamos capacitando todos os profissionais para usar esses equipamentos essenciais. Esse esforço conjunto entre a Secretaria de Saúde e a Fasp é fundamental para qualificar nossos profissionais e equipá-los para lidar com qualquer problema cardiorrespiratório. Em Nova Brasília, já vimos o valor desses aparelhos, onde uma vida foi salva graças à sua disponibilidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Conforme Jonathan Ribeiro Rosenbach, diretor geral da Fasp, a parceria com a Secretaria de Saúde marca o início de um programa de capacitação contínua com o equipamento para profissionais de saúde. “Com o apoio do prefeito Marcelo Roque e da Secretaria de Saúde, o objetivo é expandir o acesso a esses equipamentos em todas as unidades básicas de saúde, permitindo que os profissionais ajam rápido enquanto aguardam a chegada do suporte médico secundário auxiliando a salvar essa vida. A Fasp, que já possui experiência com esses dispositivos em sua UPA, agora compartilha seu conhecimento, garantindo que todos os profissionais de saúde recebam a formação”, detalha.

Participaram da entrega dos equipamentos, os vereadores Ezequias Rederd (Maré), Lindonei Santos e Júnior Leite, além de secretários municipais, profissionais da Saúde e veículos de imprensa.