Resgate: ações diárias retiram das ruas animais abandonados

Secretaria de Meio Ambiente e ONG Amigos Protetores verificam situação de gatos deixados em edificação desativada

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem vária atribuições, entre elas, o cuidado animal. Uma tarefa especial que é levada a sério por toda a equipe. São resgates, acolhimentos, atendimento veterinário gratuito para animais domésticos da população e para os resgatados, castrações, entre outros serviços. A Semma realiza diariamente resgates de animais vítimas de maus tratos e abandono. Em alguns casos, a ação ocorre também em parceria com pessoas voluntárias que atuam na cidade como a ONG Amigos Protetores. Nesta quarta-feira, 29, duas ações em parceria, foram realizadas. Primeiramente o resgate de quatro filhotes de cachorro e em seguida, a verificação de cinco gatos abandonados em uma edificação desativada.

Adriano Barros, superintendente de Preservação e Proteção Ambiental explica que diariamente, em média, 10 animais são resgatados, mas esse número pode dobrar quando há filhotes, chegando a 20 animais. Em casos excepcionais, já foram resgatados até 40 animais em um único dia. Cada resgate exige tempo, habilidade técnica, cuidado e atenção, especialmente quando se trata de animais feridos ou assustados.

Os resgates envolvem principalmente cães, gatos e equinos. Nesta quarta-feira, 29, a equipe foi prestar atendimento em um resgate de quatro filhotes de cachorro em parceria com a ONG Amigos Protetores. Os filhotes estão temporariamente abrigados com o presidente da ONG, Gabriel Antunes. “Em seguida, seguimos para o resgate de gatos que foram avistados em uma edificação desativada no Centro de Paranaguá. O local é de abandono reincidente. No Mês passado, acompanhamos a ONG no local e 16 gatos foram resgatados. Infelizmente, muitas pessoas têm abandonado animais, mas continuamos nosso trabalho para protege-los”, ressalta o superintendente.
A Semma oferece consultas veterinárias gratuitas, agendadas pelos contatos 3721-1780, disponíveis de segunda a sexta-feira. Além disso, aqueles que desejam adotar um cão ou gato podem se dirigir à sede da Semma, localizada no Aeroparque, das 8h às 17h. Os animais são entregues com chip de identificação e já castrados ou com a castração agendada. Para quem tem interesse em adotar cavalos, é necessário entrar em contato com a Semma para agendar uma entrevista e obter detalhes específicos.

A Secretaria também atua na denúncia de maus-tratos a animais. Se o cidadão presenciar um animal ferido, maltratado ou abandonado, pode entrar em contato pelo telefone 3721-1780.

O RESGATE
No mês passado, a Semma e a ONG Amigos Protetores resgataram 16 gatos na mesma edificação. Os felinos receberam atendimento veterinário e aqueles com idade e peso correspondentes, foram castrados. Nesta tarde, a equipe retornou ao local, onde mais cinco animais (dois adultos e três filhotes) foram encontrados abandonados. O resgate não é fácil, pois os gatos têm muitos espaços para se esconderem, mas a equipe está determinada a ajudá-los, inclusive utilizando gatoeiras para facilitar o processo de resgate.

Gabriel Antunes, presidente da ONG Amigos Protetores, destaca a importância da parceria entre instituições, ONGs e o Poder Público em Paranaguá, especialmente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). “Essa colaboração é fundamental para realizar um trabalho efetivo e gerar resultados positivos. Hoje enfrentamos duas situações: o resgate de uma ninhada de cachorros e a verificação de cinco gatos abandonados em uma edificação. No mesmo local, já havíamos resgatado 16 gatos há cerca de um mês e meio. Essa concentração de animais abandonados evidencia a necessidade de mantermos e ampliarmos essas ações conjuntas para combater o abandono”, avalia.

Gabriel Antunes lamenta o aumento no número de casos de abandono. “São muitas situações e não há servidores nem voluntários o bastante para tanta demanda. É fundamental que as pessoas compreendam que um animal não é um objeto, mas sim uma vida. As leis específicas foram modificadas para aumentar as penalidades relacionadas ao abandono de animais. Hoje, quem abandona um animal não está sujeito apenas a multas, mas também a prisão”, ressalta o presidente da ONG.

Paranaguá se destaca por oferecer serviços constantes de castração para animais de pessoas de baixa renda. Além disso, há atendimento veterinário gratuito disponível. A conscientização e o cuidado com os animais são essenciais para reduzir o abandono e garantir que todos tenham acesso a esses serviços.

> Encontre-nos no Facebook