Nota de Esclarecimento

.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece os fatos relacionados ao atendimento do paciente que conforme relatos da equipe de Odontologia e da diretora da Escola Eva Cavani com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 3.

O paciente, após avaliação da dentista do município, lotada na Escola Eva Cavani, que realiza atendimentos a pacientes com deficiência, foi encaminhado, na quinta-feira, dia 10 de outubro, para o Hospital Regional do Litoral para atendimento de urgência, sob ambiente hospitalar e anestesia geral, visando a resolução de sua dor intensa. O Município por meio da Secretaria Municipal de Saúde, não pode realizar o procedimento que necessita ocorrer em ambiente hospitalar.

Conforme a família, ela foi informada pelo Hospital Regional do Litoral que o atendimento por um cirurgião buco-maxilo-facial poderia ocorrer na segunda-feira, 14 de outubro. No entanto, a família informa que o atendimento não foi realizado na data prevista, e não houve referenciamento para outro município. Mesmo assim, os familiares aguardaram a data informada pelo hospital.

No dia 14 de outubro, o paciente não foi atendido pela equipe de cirurgia buco-maxilo-facial. Na terça-feira, 15 de outubro, a diretora da escola procurou o Município. Buscando resolução para o paciente, diretor de Odontologia, fez seu referenciamento por meio do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), para o dia seguinte em hospital de Curitiba. No entanto, o paciente foi acolhido pelo profissional de saúde deste hospital, que informou aos familiares que não poderia realizar o atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com a família e o paciente e tem tomado todas as medidas legais para que o atendimento ocorra o mais breve possível.

> Encontre-nos no Facebook