Consulta popular para a LDO 2026 está aberta

Equipe de trabalho informa que há um questionário para que população possa participar da Lei de Diretrizes Orçamentárias e ficará disponível até o dia 25 de março no site da prefeitura

A Prefeitura Municipal de Paranaguá, por meio da Secretaria de Fazenda, deu início ao processo de elaboração do LDO 2026. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte.

O propósito é estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento da cidade. Neste momento, está aberta a consulta popular, para que o povo parnanguara possa indicar à Prefeitura quais são os setores prioritários de investimentos.

“A participação da população nesse processo é fundamental, além de estarmos cumprindo a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o preenchimento do questionário de consulta à população, o cidadão ajudará a Prefeitura a melhorar a aplicação dos recursos públicos e terá cumprido seu papel de cidadão”, destaca a Superintendente de Orçamento, Ariana Gomes França Bueno Ziesemer

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que trata das metas e prioridades do Governo municipal e que determina como serão feitas as transferência de recursos a entidades públicas e privadas, entre outros repasses e destinação dos recursos públicos será apresentada em audiência pública em data a ser definida.

Consulta

Os cidadãos interessados em participar da LDO 2026 podem acessar o link: https://www.paranagua.pr.gov.br/fale_conosco_ldo2026.php até o dia 25 de março. Na primeira página do site da prefeitura também tem um banner indicando a LDO 2026. Clicando no banner, o internauta terá acesso ao questionário.

Após preencher dados pessoais, o cidadão pode indicar cinco áreas onde a Administração Municipal deverá concentrar seus investimentos. As opções vão desde pavimentação e aumento do número de escolas até melhorar a infraestrutura de comunidades rurais e marítimas, ampliação de Unidades de saúde até estímulo ao empreendedorismo, incentivo à prática esportiva para não atletas até atendimento assistencial à criança e ao adolescente, entre outros.

> Encontre-nos no Facebook