A Prefeitura de Paranaguá anuncia medidas para agilizar serviços a construtoras e corretores
Será oferecido um serviço que facilite o andamento dos processos
Nessa quinta-feira (20), o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos se reuniu em seu gabinete com representantes de construtoras e corretores de imóveis para discutir soluções que agilizem os processos burocráticos no município. Durante o encontro, Adriano Ramos ouviu as demandas da categoria e anunciou medidas para acelerar serviços como a emissão de guias e documentos fiscais.
"Foi uma reunião muito proveitosa. Antes, já havia conversado com os construtores e agora ouvimos os corretores. A principal demanda é a demora na emissão de documentos, como a guia amarela, que em outros municípios pode ser obtida diretamente no escritório dos corretores, mas aqui leva de 20 a 40 dias", explicou o prefeito.
Para resolver o problema, Adriano Ramos afirmou que será criado um grupo de trabalho envolvendo as secretarias de Urbanismo, Fazenda e Tecnologia da Informação, além de representantes dos corretores. "Vamos cadastrar os corretores para que eles tenham acesso a esses serviços diretamente em seus escritórios, tornando o processo mais ágil e evitando a perda de investimentos, como já ocorreu no passado", acrescentou.
Entre as demandas apresentadas, a representante da Adessa Construtora & Incorporadora, Andressa Sbrissia destacou as dificuldades relacionadas às alíquotas do ISS e às licenças ambientais. "A principal dificuldade é a morosidade na aprovação de alvarás e liberações. Um sistema automatizado poderia melhorar a eficiência e otimizar o tempo", afirmou.
Para a representante da Portho Negócios Imobiliários, Lúcia Gimenez ressaltou o impacto da lentidão nos serviços sobre os clientes. "Quando vendemos um imóvel, não estamos tratando apenas do bem material, mas de tudo que ele envolve, como IPTU e ITBI. Quando a documentação demora para ser liberada, isso prejudica nossas vendas", destacou a corretora.
A expectativa, segundo o prefeito, é que as novas medidas sejam implementadas em breve, com foco na modernização e na agilidade dos serviços municipais.
> Encontre-nos no Facebook
"Foi uma reunião muito proveitosa. Antes, já havia conversado com os construtores e agora ouvimos os corretores. A principal demanda é a demora na emissão de documentos, como a guia amarela, que em outros municípios pode ser obtida diretamente no escritório dos corretores, mas aqui leva de 20 a 40 dias", explicou o prefeito.
Para resolver o problema, Adriano Ramos afirmou que será criado um grupo de trabalho envolvendo as secretarias de Urbanismo, Fazenda e Tecnologia da Informação, além de representantes dos corretores. "Vamos cadastrar os corretores para que eles tenham acesso a esses serviços diretamente em seus escritórios, tornando o processo mais ágil e evitando a perda de investimentos, como já ocorreu no passado", acrescentou.
Entre as demandas apresentadas, a representante da Adessa Construtora & Incorporadora, Andressa Sbrissia destacou as dificuldades relacionadas às alíquotas do ISS e às licenças ambientais. "A principal dificuldade é a morosidade na aprovação de alvarás e liberações. Um sistema automatizado poderia melhorar a eficiência e otimizar o tempo", afirmou.
Para a representante da Portho Negócios Imobiliários, Lúcia Gimenez ressaltou o impacto da lentidão nos serviços sobre os clientes. "Quando vendemos um imóvel, não estamos tratando apenas do bem material, mas de tudo que ele envolve, como IPTU e ITBI. Quando a documentação demora para ser liberada, isso prejudica nossas vendas", destacou a corretora.
A expectativa, segundo o prefeito, é que as novas medidas sejam implementadas em breve, com foco na modernização e na agilidade dos serviços municipais.
> Encontre-nos no Facebook