Paranaguá inicia atividades do Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública

Principal objetivo é fortalecer as áreas técnicas no acompanhamento de doenças que podem ter um potencial endêmico no município

Paranaguá agora conta com as atividades do Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública (CME), que tem como principal objetivo fortalecer a atuação das áreas técnicas no monitoramento de doenças com potencial endêmico, garantindo uma resposta rápida e eficaz às demandas de saúde do município. A primeira reunião aconteceu na quinta (20).

O CME é composto por diversas frentes da saúde, de forma interdisciplinar, incluindo atenção primária, laboratório, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), entre outras. O comitê busca identificar possíveis situações de risco e elaborar documentos técnicos que orientem as equipes na tomada de decisões estratégicas.

A primeira reunião contou com a participação da Rede Nacional do CIEVS, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do CIEVS Estadual, da 1ª Regional de Saúde, da Secretária Municipal de Saúde e das áreas técnicas municipais. O encontro marcou um passo importante para o fortalecimento da vigilância e resposta aos eventos de saúde pública na cidade.

“Pelo comitê, visamos dar uma resposta mais rápida para as demandas de saúde. Esse primeiro encontro foi um passo muito importante, que possibilitou uma relevante troca de informações. Em breve, essa iniciativa trará muitos benefícios ao município”, afirma a secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi.

> Encontre-nos no Facebook