Unespar e Isulpar promovem 1º Trote Solidário Universitário em Paranaguá
Evento reúne ações sociais, apresentações culturais e integração entre estudantes, com apoio da prefeitura de Paranaguá
Duas instituições de ensino superior, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), com apoio da Prefeitura de Paranaguá, deram início ao 1º Trote Solidário Universitário. A programação começou nesta quarta-feira (9), nas dependências da Unespar, com uma série de atividades voltadas à recepção dos calouros e ao engajamento social.
Um dos destaques do evento foi a arrecadação de alimentos, que serão destinados ao Lar das Crianças Honorina Valente e outras instituições da cidade. Além disso, o dia contou com atrações culturais e momentos de integração entre estudantes, docentes e a comunidade.
O diretor geral do campus da Unespar em Paranaguá, professor Moacir Dalla Palma, ressaltou a importância da ação para aproximar a universidade da sociedade. “O trote solidário é uma forma de divulgar nossos cursos, recepcionar os alunos e mostrar à comunidade o trabalho que realizamos. Queremos que mais pessoas enxerguem o valor da universidade pública e se motivem a cursar o ensino superior”, afirmou.
Já a professora doutora Kety Carla de March, chefe da Divisão de Assuntos Estudantis e organizadora do evento, destacou o papel transformador da educação pública. “A universidade existe graças à comunidade. Temos vários parceiros como a Prefeitura e suas secretarias, Sesc e outros e é essencial que os estudantes compreendam sua responsabilidade social. Mesmo sendo pública, ela tem um custo, e o maior retorno que a sociedade pode ter é a formação de bons profissionais”, disse.
Entre as atrações culturais, chamou a atenção a apresentação da Orquestra Big Belas Band, de Curitiba, coordenada pelo professor Dr. Marco Aurélio Koentopp. “Eventos como esse fortalecem a integração entre os campi e promovem intercâmbio cultural. Já tocamos aqui outras vezes, e é sempre especial. Hoje, contamos com 22 músicos no palco, mas a orquestra é ainda maior e se reveza nas apresentações”, comentou.
O Trote Solidário segue nesta quinta-feira (10), com programação no campus do Isulpar. Toda a comunidade está convidada a participar.
> Encontre-nos no Facebook