Atletas paralímpicos de Paranaguá são destaque em competições nacionais e internacionais

A performance dos atletas de Paranaguá demonstra o potencial do município no esporte paralímpico e reforça o compromisso da prefeitura com o incentivo ao esporte inclusivo


Paranaguá destacou-se em duas importantes competições de atletismo paralímpico realizadas em abril, reforçando o potencial do município no cenário esportivo inclusivo. As disputas foram promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

No dia 23 de abril, ocorreu o Desafio de Atletismo Paralímpico a nível nacional, onde atletas locais conquistaram destaque. Edileusa Almeida conquistou duas medalhas de ouro, nos 100 metros Petra (modalidade na qual atletas correm apoiados em suportes com rodas) e nos 400 metros Petra, e ainda estabeleceu o recorde das Américas na prova de 100 metros. Vinícius Cabral também garantiu o ouro nos 100 metros Petra. Já André Luiz, conquistou uma medalha de ouro no arremesso de peso e uma de prata no lançamento de dardo.

Nos dias 25 e 26 de abril, os atletas participaram da fase internacional do evento, mantendo o excelente desempenho. Edileusa Almeida conquistou ouro nos 100 metros Petra, mantendo o recorde das Américas, e também venceu nos 400 metros, posição que a coloca em segundo no ranking mundial. Vinícius Cabral obteve o ouro na mesma prova de 100 metros Petra, estabelecendo um recorde mundial. André Luiz conquistou medalha de prata no arremesso de peso, atualmente na sétima colocação no ranking mundial.

De acordo com a professora Silmara França, responsável pela equipe paralímpica do município, as chances de classificação para a próxima fase mundial, que acontecerá na Índia em setembro, são bastante promissoras. “Se mantivermos essa posição até junho, temos grande possibilidade de classificação. Até lá, vamos continuar lutando para subir ainda mais no ranking mundial”, afirmou Silmara.

 

> Encontre-nos no Facebook