Vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades de Saúde de Paranaguá
Unidades abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. No ato da vacinação é preciso ter em mãos documento vacinal ou documento oficial com foto
Casos isolados de sarampo foram registrados em alguns estados brasileiros, dentre eles: Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. O fato reacendeu o alerta das autoridades de saúde, pois o Brasil possui o certificado de erradicação da enfermidade, um status que só será mantido com a colaboração da comunidade.
A doença é viral e considerada altamente contagiosa. Entre os sintomas: febre, tosse persistente, corrimento nasal e pequenas manchas avermelhadas que começam perto do couro cabeludo e depois vão descendo, espalhando-se por todo o corpo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina ainda é a principal forma de prevenção contra o sarampo. Em Paranaguá, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. No ato da vacinação é preciso ter em mãos: documento vacinal ou documento oficial com foto.
Ainda de acordo com a Semsa, o esquema vacinal recomendado é o seguinte:
Crianças:
-1ª dose: aos 12 meses de idade (1 ano);
-2ª dose: aos 15 meses de idade.
Adolescentes e adultos:
-Pessoas de 1 a 29 anos que não se vacinaram ou não lembram: devem tomar duas doses;
-Quem já recebeu apenas uma dose até os 29 anos: deve completar o esquema com a segunda dose;
-Pessoas de 30 a 59 anos que não foram vacinadas ou não têm certeza: devem tomar uma dose.
A imunização contra a doença, além de possibilitar a proteção individual, também cria uma barreira de proteção para crianças menores de 1 ano, que ainda não podem receber a vacina. Manter o sarampo afastado do Brasil é uma responsabilidade de todos nós, além de ser um ato de amor e zelo com você e com todos ao seu redor.
> Encontre-nos no Facebook