Secretaria Municipal de Saúde divulga etiqueta sobre prevenção de doenças respiratórias
Apesar da prevenção, a vacina contra a gripe é primordial na hora de proteger a população e evitar complicações causadas pelos vírus respiratórios
Dados divulgados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen), entre março e abril deste ano, mostram que o número de casos positivos para doenças respiratórias disparou no Paraná. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça o alerta à população sobre a importância da prática de uma etiqueta com dicas simples para conter a transmissão de doenças respiratórias.
As principais recomendações são lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, cobrir a boca e o nariz com lenço ou o antebraço ao tossir ou espirrar (evitando o uso das mãos), utilizar máscara se apresentar sintomas de gripe ou resfriado, evitar locais fechados e com aglomerações enquanto estiver doente e manter ambientes ventilados.
Mesmo com as medidas de etiqueta respiratória, a vacinação contra a gripe é indispensável para proteger a população e reduzir complicações causadas pelos vírus respiratórios. A vacina é segura, gratuita e previne formas graves da doença.
Em Paranaguá a vacinação ocorre nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para se vacinar, é necessário apresentar identificação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários (se for o caso). Até o momento, o público prioritário para receber a vacina contra a gripe é de pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.
A vacinação também está disponível para o chamado grupo especial, elencado pelo Ministério da Saúde: puérperas (mães que tiveram filho até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, quilombolas, forças armadas, de segurança e de salvamento, pessoas com deficiência permanente e em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros, portuários e trabalhadores dos Correios.
> Encontre-nos no Facebook