Alunos da rede municipal de ensino viram turistas em passeio no Trem Caiçara
Projeto Trilhos do Conhecimento levou os estudantes para uma nova descoberta nas linhas férreas e mata atlântica entre Morretes e Antonina
Alunos da rede municipal de ensino fizeram um passeio de trem entre Morretes e Antonina na última semana. No total, 130 crianças e 20 educadores foram levados para um passeio turístico pelo projeto Trilhos do Conhecimento. A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é parceira da Secretaria Municipal de Educação Integral (Semedi), levando os estudantes para essa viagem do Trem Caiçara, que tem parceria com a empresa Rumo Logística.
A primeira etapa da aventura turística iniciou em Morretes, onde todos, assim que chegaram, já foram recepcionados pela Secretária Municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção, que deu as boas vindas e falou um pouco sobre o passeio. “Viagem enriquecedora que é conhecer a trajetória da Maria Fumaça nesse trecho Morretes/Antonina “.
Ao longo da Trilha Caiçara, os viajantes mirins foram vivenciando novas experiências e sensações. Tudo explicado por Alcimar Meira Gonçalves, o maquinista que acompanhou o grupo . “Hoje fizemos o passeio Trilhos do Conhecimento, foi muito agradável passar pra eles um pouco da história da ferrovia, da Mata Atlântica e também fazer um alerta para as crianças que moram perto da ferrovia. Distribuímos uma cartilha que preza muito a segurança das crianças perto das linhas férreas “, explicou o maquinista.
A Secretária Municipal de Turismo de Paranaguá, Paula Torres, destacou a parceria com a Semedi e disse que, mais do que um passeio, essa ação representa uma oportunidade transformadora de aprendizado. “Quando uma criança vivencia uma experiência turística fora do seu território, ela amplia sua visão de mundo, fortalece sua identidade e passa a perceber com outros olhos o lugar de onde vem. Ao embarcar em uma jornada por outras paisagens e culturas tão próximas e, ao mesmo tempo, tão diferentes, esses alunos retornam com uma bagagem simbólica valiosa: o sentimento de pertencimento e o entendimento de que vivem em uma cidade de grande relevância turística”, disse.
“Projetos como esse são fundamentais para a formação de embaixadores locais do turismo, crianças que, ao reconhecerem a riqueza do seu entorno, tornam-se agentes de valorização, cuidado e promoção do patrimônio natural, histórico e cultural de Paranaguá”, relatou Paula Torres.
A Secretária Municipal de Educação, Fabíola Soares Arcega, aponta o passeio como algo marcante para os alunos. “Vivenciando algo que vai marcar a vida de nossos alunos, um passeio de Morretes até Antonina com 150 pessoas envolvidas entre crianças e professores. Esse passeio é uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo que nos proporcionará cinco viagens iguais a esta, que vai atender 750 alunos da rede municipal de ensino. Estamos muito felizes, porque esse passeio está cheio de história, é mais que um simples bilhete. Muito obrigada à Setur“, disse a secretária.
Próximos embarques dos alunos : dias 14/05 e 21/05 , com embarque às 14h. No dia 22 de maio, o embarque será 9h em Antonina e às 14h em Morretes.
Trem Caiçara: Trem Caiçara é um passeio regular que percorre o trecho de 16 quilômetros da antiga Estação de Ferro Donna Izabel, entre os municípios de Antonina e Morretes, em meio à Mata Atlântica,. Atravessa pontes, chácaras e manguezais. O passeio tem aproximadamente 01h15 de duração com muita emoção, história e natureza, mesclados em um único passeio. Fazer essa viagem é recordar uma época, através de um passeio de Maria Fumaça, onde se vive a experiência única de viajar no tempo, entre mata nativa, propriedades que margeiam a estrada de ferro, além de atravessar pontes construídas com engenharia que perduram por mais de um século.
> Encontre-nos no Facebook