Setur inova com a criação da Escola de Formação do Turismo de Paranaguá

Programação foi aberta com a aula do professor e Hamilton Sampaio Júnior na Estação Ferroviária e as demais serão em outros pontos turísticos


Na última sexta-feira (16) a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizou uma Aula Magistral com o professor e historiador Hamilton Sampaio Júnior. A aula aconteceu nas dependências da Estação Ferroviária de Paranaguá e contou com a presença dos 45 participantes inscritos, da secretária da pasta, Paula Patrícia Torres, da supervisora de promoções turísticas da Setur , Larissa Gonçalves e equipe.

 

A aula com o professor e historiador Hamilton Sampaio Júnior foi o ponta pé inicial para o lançamento da Escola de Formação do Turismo de Paranaguá. Esta iniciativa tem como objetivo central capacitar os atores locais quanto à história, cultura, patrimônios e atrativos turísticos disponíveis, além de fomentar boas práticas de atendimento, hospitalidade e acolhimento aos visitantes.

 

De acordo com a Secretária da pasta, Paula Patricia Torres, a Setur reconhece que a qualificação da população local, dos comerciantes, dos guias e demais agentes envolvidos com a atividade turística é um dos pilares para o desenvolvimento do setor. “Dar início à Escola de Formação do Turismo de Paranaguá com a Aula Magna do professor Hamilton Sampaio Júnior foi extremamente simbólico e inspirador. Ele é uma referência no estudo da história e da cultura local, e sua participação marca com excelência o começo de um projeto que visa capacitar e fortalecer todo o nosso trade turístico. A parceria com nomes como o dele demonstra o compromisso da Prefeitura de Paranaguá em construir um turismo com identidade, pertencimento e qualificação técnica", explica a secretária.

 

O primeiro palestrante desta formação falou sobre a importância da recuperação da memória. “Pertencimento do povo parnanguara e nós podermos fazer isso, é um trabalho de formiguinha que nós fazemos ensinando paras pessoas. Ensinando não, porque é um bate papo com as pessoas. Falamos sobre a história da cidade e também da educação patrimonial”, disse Hamilton Sampaio Júnior.

 

Neste primeiro ciclo de formação, a Setur elaborou uma programação de aulas, visitas técnicas e atividades de campo, proporcionando aos participantes uma vivência prática e contextualizada do patrimônio material e imaterial de Paranaguá.

> Encontre-nos no Facebook