EuroChem investe mais de R$ 40 milhões para reativar fábrica de fertilizantes em Paranaguá

Unidade criará 250 empregos diretos no litoral do Paraná, com capacidade de produção de 600 mil toneladas por ano

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, esteve nessa terça-feira (20), em reunião com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. O tema foi o investimento da multinacional EuroChem (empresa do setor de nutrição de plantas) na cidade. O encontro contou também com a presença da vice-prefeita Fabiana Parro; do chefe de Gabinete, André Ferruci; do vice-governador Darci Piana; dos secretários de estado da Fazenda, Norberto Ortigara; de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil; do diretor presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e do gerente de relações institucionais da EuroChem, Marcelo Quintino.

A EuroChem anunciou mais de R$ 40 milhões para reativar a antiga unidade da Fertilizantes Heringer, em Paranaguá. Com o investimento, a fábrica passa a ter capacidade produtiva de 600 mil toneladas de fertilizantes por ano e vai gerar cerca de 250 empregos diretos.

Segundo o prefeito, o apoio ao setor produtivo é essencial para o desenvolvimento da cidade. “Agradeço ao governador, pela sua dedicação com uma gestão voltada para o litoral, para Paranaguá, e ao Gustavo Bastide Horbach (diretor presidente da EuroChem América do Sul), por acreditar em nossa cidade. Quando uma empresa decide investir em Paranaguá, ela contribui para a geração de empregos e melhora a vida de centenas de famílias. E estamos falando de 250 famílias diretamente beneficiadas”, afirmou.

Para Ratino Junior, o investimento fortalece a agricultura, aproximando a produção de insumos agrícolas de qualidade ao produtor rural paranaense. “Isso impacta em custos de produção mais baixos e em produtos agrícolas de alta qualidade, que ganham valor de mercado, além de gerar empregos em nosso estado, com renda e desenvolvimento regional”, salientou o governador.

Horbach agradeceu as autoridades e destacou o mercado local. “A EuroChem só tem a agradecer ao Adriano Ramos e ao Ratinho Junior. Estar aqui nos orgulha e certamente outros virão. Este é um dos grandes mercados agrícolas e de fertilizantes do Brasil. A EuroChem está ampliando a atuação para atender os agricultores e parceiros de negócio por meio desta unidade”, disse.

Sobre a EuroChem

A reativação da unidade faz parte da estratégia da EuroChem para ampliar sua presença na região Sul do Brasil, que consome cerca de 5 milhões de toneladas de fertilizantes anualmente. A empresa, presente em mais de 100 países, é uma das líderes globais em nutrição de plantas e uma das poucas que produz os três principais macronutrientes agrícolas: nitrogênio, fósforo e potássio.

No Brasil, são 12 unidades produtivas, com capacidade instalada de 10 milhões de toneladas por ano. A planta de Paranaguá foi incorporada ao grupo em 2022, após a aquisição do controle acionário da Fertilizantes Heringer.



> Encontre-nos no Facebook