Evento de combate à violência contra crianças e adolescentes é realizado em Paranaguá

O objetivo da iniciativa é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes


Na última segunda-feira (19), aconteceu o evento “Somos Todos Rede de Proteção”, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado em 18 de maio. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O evento foi organizado pela Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências (Comev) e por outros órgãos que atuam no município em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Paranaguá esteve representada pelo prefeito Adriano Ramos, vice-prefeita Fabiana Parro e primeira-dama do município, Patrícia Bamvakiades Ramos. Também estiveram presentes representantes das secretarias de Inclusão (Semi), de Saúde (Semsa), de Educação (Semedi), da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac), de Segurança (Semseg) e de Turismo (Setur). Também fazem parte da Rede de Proteção, entidades como a Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Defensoria Pública, dentre outras.

“Muitas crianças sofrem, passam fome, têm medo, vivem dificuldades e necessidades. Em muitos casos, tornam-se vítimas da sociedade e da falta de humanidade dos homens. Essas crianças são promessas do futuro, mas se o futuro vai acontecer, depende desse trabalho importante da rede de proteção”, discursou o prefeito Adriano Ramos.

De acordo com a assistente social e presidente da Comev, Janaína Arantes, além de incentivar a realização de eventos no Maio Laranja, a Comissão de Enfrentamento também promove mobilização no carnaval, sobre o trabalho infantil, entre outras campanhas no município.

“Como em Paranaguá existe uma Rede de Proteção instituída por um Decreto Municipal, e a Comev a qual eu sou presidente desde 2017, promove essas reuniões de rede a cada mês garantindo um trabalho frequente e atuante", explicou Janaína.

Em 2025 foi celebrado o 25º ano de mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.

> Encontre-nos no Facebook