Prefeitura mantém campanha até o dia 4 de junho e vai premiar os primeiros colocados


A campanha “Todos Contra a Dengue”, promovida pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), conta com resultados expressivos. Com forte engajamento de alunos, professores, pedagogos e da comunidade escolar, a iniciativa já arrecadou cerca de 10 toneladas de materiais recicláveis, contribuindo para a prevenção da dengue e a promoção da sustentabilidade.

O encerramento oficial da mobilização será somente no dia 4 de junho, na Arena Albertina Salmon, durante a programação da Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, haverá a entrega de certificados às escolas participantes, além de premiações surpresa para os destaques da campanha.

O prefeito Adriano Ramos agradeceu o empenho coletivo. “Essa campanha sensibiliza não só os alunos, mas também suas famílias sobre a importância do descarte correto de resíduos. É assim que educamos nossas crianças para cuidar do meio ambiente e combater um problema sério como a dengue. Parabéns a todos os envolvidos”, elogiou Adriano Ramos.

Coordenada pela psicóloga Dra. Cláudia Michelon, responsável pela área de capacitação e treinamentos da Semsa, a ação contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação e Ensino Integral (Semedi), Esportes e Juventude (Sespor) e Turismo (Setur).
Segundo a coordenadora, a campanha nasceu da preocupação com o aumento da proliferação do mosquito transmissor da dengue na cidade. “Pensando nisso, surgiu a ideia de desenvolver um projeto que conscientizasse a população por meio das crianças sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito”, explica.


Além do trabalho educativo nas escolas, a iniciativa incluiu ações práticas, como a colocação de ‘bugs’ (coletores de recicláveis) nas instituições de ensino e a pesagem do material recolhido, premiando as escolas mais engajadas. A Semma foi responsável pela premiação, enquanto a Semedi incentivou a participação dos alunos. Já a Setur e a Sespor contribuíram com atividades voltadas à recreação e valorização do esforço das crianças.

O sucesso da campanha levou a Secretaria de Saúde a inscrever o projeto na mostra de experiências exitosas do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), que acontece anualmente e reúne boas práticas da saúde pública em todo o país.

Com foco na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e no incentivo a práticas sustentáveis, a campanha reforça o compromisso coletivo com a saúde pública.

Uma reunião realizada na manhã de terça-feira (22), entre representantes das secretarias municipais envolvidas — Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Esportes — definiu os detalhes da premiação, reforçando as metas de arrecadação das escolas participantes, além de premiações especiais para os destaques da campanha.

Segundo a coordenadora de Educação Permanente em Saúde, Cláudia Michelon da Luz Wildner, além dos certificados, haverá prêmios surpresa para os alunos e premiações especiais para a professora e a pedagoga da turma que mais se destacou na arrecadação.

A Prefeitura lembra: combater a dengue é dever de todos — quando a dengue perde, todo mundo ganha!

> Encontre-nos no Facebook