Complexo Olímpico de Natação é reaberto em Paranaguá
Espaço terá aulas de natação, hidroginástica e escolinha de triatlo com foco em saúde, inclusão e descoberta de talentos
Na tarde de sexta-feira (23), a Prefeitura de Paranaguá reabriu o Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa, localizado no bairro Ponta do Caju. O evento teve uma aula inaugural que reuniu alunos da terceira idade das turmas de hidroginástica, participantes do projeto de triatlo e crianças inscritas nas atividades. Participaram da cerimônia, representantes das Secretarias Municipais de Educação e Ensino Integral (Semedi) e de Esportes e Juventude (Sespor) e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Irineu Cruz, representando o presidente da Casa de Leis, vereador Adalberto Araújo.
A reabertura do espaço marca o início de um novo ciclo de saúde, inclusão e bem-estar em Paranaguá. Com mais de 700 alunos matriculados, o projeto abrange crianças, adolescentes, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Estão confirmadas mais de 100 vagas para hidroginástica, além de turmas especiais voltadas aos servidores da rede municipal por meio do Programa Acolher.
A secretária da Semedi, Fabíola Soares Arcega, celebrou a reativação do espaço. “Era algo muito aguardado pela comunidade escolar e pela população. A gestão atual tem esse olhar atento, tanto para a população quanto para os profissionais do magistério público”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Complexo, Érica Cristina de Pierre Ramos, foram inscritos 1.312 com encerramento no mês de fevereiro, incluindo alunos da rede pública e privada, crianças com deficiência e o público em geral. As atividades ocorrerão nos períodos da manhã, tarde e noite. A equipe de professores é formada por Karen Pereira e Carlos Eduardo (manhã e tarde), Sérgio Dinis (noite) e Irael Prates, responsável pela hidroginástica.
O secretário da Sespor, Silvio Ferreira Lucas, destacou a qualidade da estrutura. “Temos uma das melhores piscinas públicas do sul do Brasil. É um excelente local para iniciarmos nossos jovens no esporte. Como costumo dizer: se quer tirar a garotada do celular, apresente o esporte a eles. Quem sabe, daqui sai um novo medalhista”, sugeriu.
Coordenador da escolinha de triatlo "Formando Campeões", o professor Sérgio Renato Diniz comentou sobre o projeto. “São 60 crianças, em sua maioria das escolas públicas. É uma iniciativa do atleta olímpico Juraci Moreira, que tem abrangência nacional e foi abraçado pela prefeitura. Hoje, temos 80 professores atuando em diferentes modalidades.”
O vereador Irineu Cruz classificou a reabertura como uma ressignificação de um equipamento público importante. “Depois de anos parado, esse local volta a ter um papel fundamental na vida das crianças e da população. É fruto de uma parceria entre as secretarias e da sensibilidade da gestão municipal em ouvir os anseios da comunidade”, observou.
O ex-vereador e pastor auxiliar da Primeira Igreja Quadrangular, Cleodinor da Costa também participou da cerimônia e celebrou a oportunidade: “Minha esposa foi orientada pelos médicos a praticar hidroginástica. Hoje, participamos juntos. É uma forma de manter o corpo saudável, fazer amizades e aproveitar o tempo com qualidade na terceira idade.”
Para Maria Goulart, de 62 anos, aluna da natação, o espaço representa bem-estar e convívio social. “Agora é só gratidão. Aqui é saúde, é amizade. Meus amigos estão aqui e viremos sempre”, garantiu.
As atividades do complexo serão oferecidas nos três turnos do dia, garantindo flexibilidade e acessibilidade para toda a população de Paranaguá.
> Encontre-nos no Facebook