Prefeitura de Paranaguá incentiva o empreendedorismo local e apoia pequenos negócios
Sala do Empreendedor oferece serviços de orientação e suporte para quem deseja abrir, regularizar ou obter informações sobre seus negócios
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria do Trabalho (Semtra), vem promovendo ações voltadas ao fortalecimento da economia local e à formalização de pequenos negócios. Como parte dessas iniciativas, a Sala do Empreendedor oferece serviços de orientação e suporte para quem deseja abrir, regularizar ou obter informações sobre seus negócios, contribuindo para o desenvolvimento do setor e o estímulo ao empreendedorismo na cidade.
Uma das histórias que serve de motivação para quem deseja empreender na cidade é a de Ednéia de Jesus Santos, de 53 anos. Ela começou no ramo de salgados há aproximadamente 20 anos e, há nove anos, formalizou sua empresa como Microempreendedora Individual (MEI) , localizada na Vila Becker, na rua Tupinamba.
Ednéia compartilha sua experiência e os desafios enfrentados. “Tem que ter muita força de vontade e tem que acreditar. O começo, geralmente, é bem complicado e segue até você alcançar a clientela. Mas daí você continua fazendo as coisas com competência, de forma muito bem feita e vai aos poucos conquistando seu espaço”.
Ela reforça a importância do trabalho em equipe para o sucesso do negócio, destacando que já conta com a ajuda do marido e de mais três colaboradores. Sua história exemplifica a determinação e a perseverança necessárias para transformar um sonho em realidade, inspirando outros empreendedores na cidade.
Inspiração e exemplo
Outro exemplo de empreendedor que conquistou seu espaço é Israel Goldenstein Filho, de 62 anos. Antes de montar a Garagem da Alcatra, em 2014, Israel iniciou seu negócio na Feira da Lua, com uma barraca. Ele relata que “a gente montou uma barraca lá e começamos o nosso sonho. Depois as coisas melhoraram e passamos a atender na Garagem da Alcatra.” Ele destaca que é responsável pelo preparo das carnes e todos os alimentos e a esposa ajuda no atendimento e na montagem dos pratos. “Então, nós somos uma equipe, eu e ela, o tempo todo juntos. Se a gente persistir consegue viver do próprio negócio. A Sala do Empreendedor auxilia muito a gente”, enfatiza.
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Deise Leal, explica como os interessados podem se tornar um MEI.
“É necessário estar com alguns documentos como RG, CPF, comprovante de residência, o título de eleitor. A sala faz todos os serviços da abertura da empresa, além de declarações de imposto de renda, regularização de dívidas e oferece cursos de capacitação para o crescimento do negócio.”
A Sala do Empreendedor, está localizada junto à Secretaria do Trabalho (Semtra), tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, facilitar a abertura de novas empresas e oferecer suporte aos Microempreendedores Individuais (MEI), contribuindo para o fortalecimento da economia local e a formalização dos pequenos negócios na cidade.
A Sala do Empreendedor fica na rua José Gomes, 320 João Gualberto, Paranaguá, Fone: (41) 3721-1845
E-mail:saladoempreendedor@paranagua.pr.gov.br
> Encontre-nos no Facebook