Estrutura montada para a 13ª Festa Nacional da Tainha

Com apoio da prefeitura e participação ativa de pescadores e ambulantes, cidade se prepara para uma das maiores edições do evento que celebra tradição, gastronomia e os 377 anos de Paranaguá


A 13ª edição da Festa Nacional da Tainha já está tomando forma em Paranaguá. Na manhã desta quinta-feira (10), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura, Márcio Vega, acompanhou os preparativos finais para o evento. Entre as ações em andamento estão a instalação das churrasqueiras e dos tablados, além de ajustes estruturais para melhor receber o público.

“Teremos novidades, como um salão mais amplo e uma nova disposição das churrasqueiras, o que deve tornar o ambiente ainda mais acolhedor para os turistas e moradores que vêm saborear a nossa tainha”, afirmou Vega.

A festa contará com 11 churrasqueiras que atenderão o público durante todos os dias do evento. A estrutura será utilizada por 11 famílias de pescadores, que representam comunidades tradicionais da região, como Amparo, Piaçaguera, Ponta do Uba, Ilha dos Valadares e Ponta do Caju.

O engenheiro de pesca da Secretaria, Alan Miller Mendonça Xavier, que há mais de duas décadas acompanha os preparativos da festa, destacou o empenho dos pescadores e servidores para garantir o sucesso do evento.
“É um trabalho intenso. Os pescadores trazem materiais das ilhas e a secretaria oferece todo suporte. A expectativa é muito positiva, especialmente com a boa previsão do tempo e uma excelente safra de tainha. Esperamos um grande público na praça”, disse.

Além da venda do peixe, a festa também conta com a participação dos vendedores ambulantes locais. De acordo com o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes e Camelôs de Paranaguá (AVACP), Raul Silva, 10 ambulantes licenciados foram selecionados por meio de sorteio, após um chamamento público realizado entre os dias 5 e 7 de julho.

“Foi feita a demarcação dos espaços na Rua da Praia. Estamos nos adaptando, mas está tudo caminhando bem. Este evento gera oportunidades e mais dignidade para nossa categoria”, declarou Silva.

Ele também ressaltou a importância da festa para a economia local.
“A festa da Tainha, o aniversário da cidade e a festa dos motociclistas trazem benefícios não só para os ambulantes, mas também para motoristas, taxistas, comerciantes e toda a população. A expectativa é a melhor possível”, completou.

> Encontre-nos no Facebook