Festa da Tainha reúne 20 mil pessoas nos três primeiros dias e reforça papel de Paranaguá como destino turístico e cultural
Com shows nacionais, gastronomia tradicional e estrutura reforçada, evento já atraiu 20 mil pessoas e segue até o dia 20 de julho no Centro Histórico de Paranaguá
A 13ª edição da Festa Nacional da Tainha de Paranaguá começou na última sexta-feira (11) e já atraiu cerca de 20 mil pessoas nos três primeiros dias. Realizado na Praça de Eventos, no Centro Histórico, o evento segue com programação diária até o próximo domingo (20) e deve reunir, ao todo, mais de 50 mil visitantes.
Além da gastronomia tradicional, com destaque para a tainha assada preparada por sete colônias de pescadores do município, a festa conta com shows nacionais, apresentações culturais, feira de artesanato e uma estrutura reforçada de segurança e acolhimento ao público.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, esta edição da festa foi cuidadosamente planejada para valorizar os trabalhadores locais. “Conversei com vários feirantes que agradeceram por estarem próximos ao palco pela primeira vez. Isso foi pensado com carinho, para valorizar quem é da cidade. Nosso objetivo é esse: cuidar do que é nosso e garantir oportunidade para todos, especialmente os pequenos comerciantes que movimentam a economia local”, afirmou.
A festa reúne as colônias pesqueiras da Ilha do Teixeira, Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera, São Miguel e Ponta do Ubá, responsáveis por servir a tainha assada — prato que serve até quatro pessoas. Durante os fins de semana, o valor é de R$ 125. Já de segunda a quinta-feira, o preço promocional de R$ 95 busca garantir maior acessibilidade ao público local. Além disso, 50 ambulantes foram cadastrados para trabalhar na praça e outros 16 artesãos participam da Vila do Artesanato, que também foi inaugurada nesta edição.
Música, cultura e emoção
A programação do final de semana foi marcada por grandes atrações. Na sexta-feira, a festa abriu com show do grupo Tocadores de Blues e a estreia da Vila do Artesanato, na Praça Leão Chapaval, no entorno do Aquário Marinho. No sábado (12), aconteceu a abertura oficial do evento, com destaque para o show nacional do grupo Sambô. “A cidade é linda, histórica, com uma energia muito bacana. Já provamos a tainha no hotel e adoramos. Queremos voltar com mais tempo para conhecer essa cidade incrível”, disse o vocalista Hugo Rafael.
No domingo (13), a festa teve um dia inteiro de celebração à cultura local com o projeto Samba Itiberê, promovido por meio da Lei Aldir Blanc. A iniciativa levou ao palco uma série de artistas que representam a diversidade musical da cidade. Se apresentaram Solemar Camargo, Teddy Negrão, Luiz Inovathi, Dinho Araújo, Marinez Costa, Banda Bora Rolê e o cantor Rosyl, ex-vocalista do grupo Tentasamba, que encerrou a noite com um show nacional repleto de clássicos do samba romântico dos anos 1990 e 2000, emocionando o público.
“É uma felicidade imensa estar de volta a Paranaguá, cidade que me recebeu com tanto carinho. Paranaguá me abraçou, abraçou o Tentasamba quando a gente veio aqui pela primeira vez. Foi uma festa maravilhosa. Hoje, voltar a esse palco e cantar para essa galera linda é uma emoção que não dá para explicar”, declarou Rosyl, que embalou o público com sucessos do samba.
O domingo contou ainda com uma animada quadrilha junina e com a projeção mapeada nas paredes do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR), que encantou o público presente no Centro Histórico. A programação incluiu também apresentações musicais de Migues, Banda Echoz e Banda Violet, garantindo uma festa plural.
Para garantir a tranquilidade do público, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), montou uma operação integrada com apoio da Polícia Militar e segurança privada. Segundo o secretário Francisco de Nóbrega, a atuação da Guarda Civil Municipal foi ampliada com cerca de 50 agentes mobilizados. “Temos equipes em motocicletas garantindo mais mobilidade e agilidade no patrulhamento, além de bloqueios e pontos de orientação no trânsito para dar segurança tanto a quem participa da festa quanto a quem circula pela região”, explicou.
Programação continua durante a semana
A Festa Nacional da Tainha segue com atrações musicais diárias até o dia 20 de julho. Nesta segunda-feira (14), às 20h, Thaiana Barbosa se apresenta no palco da praça de alimentação. Na terça (15), o show é com a Banda Meu Caneco, também às 20h.
No sábado (19), o evento recebe a dupla Thaeme e Thiago como atração nacional, e no domingo (20), o encerramento fica por conta da Banda da Massa. A programação completa pode ser consultada nas redes sociais da Prefeitura de Paranaguá.
> Encontre-nos no Facebook