Paranaguá realiza capacitação intersetorial para o enfrentamento ao trabalho infantil

Formação reuniu servidores de diversas secretarias para elaborar protocolo unificado e fortalecer a rede de proteção à infância em Paranaguá


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac), promoveu nas últimas quarta, quinta e sexta-feira (9,10 e 11) um ciclo de capacitações com foco na prevenção e no enfrentamento ao trabalho infantil no município. A formação reuniu representantes de diversas secretarias municipais, fortalecendo a articulação intersetorial para garantir os direitos de crianças e adolescentes.

A capacitação contou com a participação da socióloga Carolina Teixeira Nakagawa Lanfrank, da empresa Painel Consultoria, parceira da Semfac nesta iniciativa. Segundo Carolina, o objetivo da formação é desenvolver um trabalho coerente com a realidade do município, ouvindo gestores e técnicos de diferentes áreas. “Estamos propondo oficinas e escutas com os profissionais de várias secretarias para compreender de forma aprofundada as situações de trabalho infantil nos territórios. Nosso foco é construir, junto ao município, um protocolo eficaz de enfrentamento e mecanismos de monitoramento contínuo”, explicou. 

A secretária municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social, Carolina Miranda, destacou que a capacitação integra uma série de ações planejadas para fortalecer o combate ao trabalho infantil em Paranaguá. “Iniciamos a capacitação com os gestores da nossa secretaria, seguimos com os trabalhadores dos nossos equipamentos e, depois, com representantes de outras secretarias. O objetivo é construir uma política pública integrada e permanente, com um olhar preventivo e atento às situações que afetam nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

O ciclo de capacitação também foi embasado em um diagnóstico realizado pela consultoria, que identificou as tipificações e características do trabalho infantil em regiões específicas do município. A partir desse levantamento, serão desenvolvidas campanhas informativas, protocolos intersetoriais e ações de prevenção.

Para o delegado Dr. Emmanuel Gustavo Benjoino Brandão, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), a iniciativa é de grande relevância. “Esse tipo de capacitação é fundamental, especialmente para os servidores que atuam diretamente na proteção de crianças e adolescentes. Eventos como esse permitem que a rede identifique com mais clareza os desafios locais e atue de forma mais eficaz”, ressaltou.

A iniciativa da Semfac representa um passo importante na consolidação de uma rede de proteção social forte e sensível às vulnerabilidades que afetam a infância. O trabalho será contínuo, com o fortalecimento das ações já existentes e a implementação de novas estratégias que assegurem às crianças e adolescentes o direito de viver a infância com dignidade e segurança.

> Encontre-nos no Facebook