9ª Caminhada da Natureza celebra recorde de público e fortalecimento do turismo rural em Paranaguá

Evento faz parte das comemorações do aniversário de 377 anos da cidade


Em meio às celebrações dos 377 anos de Paranaguá, a cidade portuária foi palco de um evento que uniu esporte, turismo e valorização da área rural: a 9ª Caminhada da Natureza – Circuito Serra da Prata. Com quase 500 inscrições, a iniciativa se consolidou como um sucesso, atraindo participantes de diversas regiões do estado e impulsionando a economia das colônias locais.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura (Semdesp), Márcio Vega, expressou seu entusiasmo com a grande adesão, destacando o impacto positivo da caminhada. "É muito bom poder contemplar este número de pessoas que vão caminhar na natureza, desfrutar de tudo que as colônias de Paranaguá e a região de nossas colônias têm para oferecer", afirmou.

Os participantes percorreram 11 quilômetros, imersos em um roteiro que contemplou as belezas naturais e o patrimônio histórico das colônias. O trajeto incluiu cachoeiras, uma charmosa ponte molhada e uma igrejinha construída em 1932, proporcionando uma experiência única aos caminhantes destacando a diversidade do percurso.

Fortalecimento da agricultura familiar

Um dos grandes pilares da Caminhada da Natureza é o apoio à economia local, com destaque para o desenvolvimento das áreas rurais. Logo no início do evento, os participantes foram recebidos com café da manhã, integralmente produzido pela agricultura familiar da região, em parceria com a APRUMPAR (Associação de Produtores de Paranaguá).

Além do café, uma feirinha com produtos artesanais e coloniais, diretamente das mãos dos produtores locais, esteve à disposição dos caminhantes, incentivando a compra e valorizando o trabalho de quem vive da terra. “Eventos como essa caminhada são promovidos para mostrar o que é produzido e principalmente para que os visitantes de outras regiões de Paranaguá e de outras cidades possam também adquirir os produtos", disse Márcio Vega.

Pensando em valorizar os comerciantes locais, o almoço, que em edições anteriores era servido pela APRUMPAR, foi direcionado para os restaurantes ao longo do circuito. A parceria com esses estabelecimentos, que também se estendeu à 13ª Festa da Tainha, ofereceu aos participantes a oportunidade de desfrutar da rica gastronomia caseira das colônias.

Os organizadores acreditam que esta nova edição valorizou os comerciantes da região do Circuito Serra da Prata. Todos os restaurantes foram indicados para que os participantes pudessem degustar de uma comida caseira diretamente das colônias.

Estrutura

A organização da caminhada priorizou o conforto e a segurança dos participantes. Ao longo dos 11 km de percurso, foram instalados pontos de apoio com abastecimento de água e banheiros. Equipes da Semdesp, Guarda Municipal e do Turismo estiveram envolvidas para garantir o bom andamento do evento. "O circuito foi todo pensado gerando conforto para quem vem para a caminhada", assegurou o secretário.

A 9ª edição da Caminhada da Natureza atraiu caminhantes de Curitiba, Morretes, do litoral paranaense e de outras regiões do estado, evidenciando o potencial turístico de Paranaguá, especialmente em seu mês de aniversário.

> Encontre-nos no Facebook