Bolshoi encanta Paranaguá com balé clássico e celebra os 377 anos da cidade
Com apoio da Prefeitura e patrocínio da Cattalini Terminais Marítimos, espetáculo Sonho de uma Noite de Verão lotou a Praça de Eventos e marcou o início da turnê da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, reunindo arte, emoção e tradição em uma noite inesquecível
No último domingo (27), a Praça de Eventos do Centro Histórico de Paranaguá recebeu um grande público para assistir à apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Patrocinado pela Cattalini Terminais Marítimos e apoiado pela Prefeitura, o espetáculo trouxe ao palco o balé clássico Sonho de uma Noite de Verão, uma delicada adaptação da obra de William Shakespeare, com coreografia assinada por William Almeida, do Bolshoi Brasil. Combinando romance, magia e toques de humor, a apresentação transportou a plateia para um verdadeiro conto de fadas, marcado pela leveza dos movimentos dos bailarinos, pela trilha sonora de Felix Mendelssohn e pelos figurinos que reforçaram a atmosfera fantasiosa da narrativa.
Com classificação livre, o espetáculo reuniu 20 bailarinos da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em uma apresentação de aproximadamente uma hora. Segundo a diretora Célia Campos, Paranaguá foi a cidade escolhida para dar início à turnê. “É uma emoção muito grande. Ficamos muito felizes por poder nos apresentar em Paranaguá, onde somos sempre muito bem recebidos pelos parnanguaras. Foi um espetáculo que realmente remete a um conto de fadas”, afirmou.
Para o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Ivan Lapolli Filho, a apresentação marcou um momento simbólico para a cidade. “A vinda do Bolshoi foi um grande presente para Paranaguá. Uma estrutura grandiosa para homenagear os 377 anos da cidade mãe do Paraná e, ao mesmo tempo, o despertar de uma nova vertente cultural, com qualidade e origem clássica. Um presente inesquecível”, destacou.
Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 25 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 260 alunos do curso técnico de 24 estados do Brasil. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. São cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino, um espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como a Cattalini Terminais Marítimos, Caixa, Britânia, Diamante Energia, Whirlpool, Aurora, BRDE, Engie, Havan, Nidec, Supermix, TK Elevator, Ventisol e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
> Encontre-nos no Facebook