Paranaguá recebe projeto "MP em Movimento" e assina acordo de cooperação com o Ministério Público do Paraná
Termo de cooperação entre Prefeitura, MPPR e Secretaria de Segurança marca a chegada do projeto e prevê soluções conjuntas nas áreas de habitação, meio ambiente, combate à violência e serviços públicos
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, recebeu nesta quarta-feira (30), a visita do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Francisco Zanicotti, e de uma comitiva de promotores para a formalização do projeto “MP em Movimento” na cidade. A iniciativa leva o gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça a diferentes regiões do estado com o objetivo de aproximar o Ministério Público das demandas locais e promover soluções mais rápidas e integradas.
Durante o encontro, realizado na sede do Executivo Municipal, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Segurança e o MPPR. O acordo prevê o compartilhamento de informações de inteligência, estratégias conjuntas e o uso de tecnologias para fortalecer a segurança pública e ampliar a efetividade dos serviços prestados à população.
De acordo com o prefeito Adriano Ramos, a parceria vai além da segurança, abrangendo também áreas como habitação, regularização fundiária e o combate à violência doméstica. “Infelizmente, os índices de agressão contra a mulher ainda são alarmantes em Paranaguá. Essa união de forças será essencial para enfrentarmos esse problema com ações práticas e integradas”, destacou o prefeito.
O procurador-geral Francisco Zanicotti reforçou a importância da atuação próxima aos municípios. “Quando há diálogo e cooperação, conseguimos resolver questões de forma preventiva, evitando a judicialização. Nosso objetivo é estar ao lado da população, propondo soluções eficazes com os gestores locais”, afirmou. Ele também ressaltou os resultados positivos do projeto em outras cidades, como Londrina e Maringá, e elogiou a abertura da gestão municipal de Paranaguá para o trabalho conjunto.
Entre as ações previstas está a ampliação do sistema de videomonitoramento na cidade, que passará de 97 para quase 700 câmeras, sendo 124 com reconhecimento facial.
O secretário municipal de Segurança, Francisco Nóbrega, destacou que a nova estrutura permitirá reforçar o trabalho da Guarda Ambiental, intensificar ações da Lei Maria da Penha e garantir presença em áreas sensíveis. “Essa transparência e proximidade com o MPPR são inéditas e fundamentais para alcançarmos melhores resultados”, disse.
Durante a reunião, os secretários municipais apresentaram diretamente suas demandas ao Ministério Público, em temas como meio ambiente, saúde, educação e infraestrutura. O promotor Zanicotti reafirmou o compromisso da instituição em ser um parceiro estratégico na busca por soluções concretas.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Fabiana Parro, da procuradora-geral do Município, Flávia Hacke, além de todos os secretários municipais. Pela comitiva do MPPR estiveram presentes, além do procurador-geral, o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o responsável pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; a diretora-secretária Nayani Kelly Garcia; e os promotores Tatiana Zago, Cibelle Scopel, Simone Francolin, Mateus Azevedo, Daniel Pedro Lourenço, Vinícius Zonatto, Jean Carlos Manosso e Joel Carneiro da Silva Filho.
O projeto “MP em Movimento” segue agora para outras regiões do estado, consolidando a proposta de atuação descentralizada, colaborativa e voltada às necessidades reais da população.
> Encontre-nos no Facebook