Prefeitura de Paranaguá reforça compromisso com a alfabetização e a qualidade da educação pública
Reunião técnica reuniu gestores, promotores e representantes do governo para traçar estratégias de melhoria na educação da região
Na busca por fortalecer a base do desenvolvimento social, Paranaguá deu um passo importante ao participar de reunião com gestores municipais, promotores do Ministério Público do Paraná (MPPR) e representantes da Secretaria de Estado da Educação na última quarta-feira (30). O foco central foi discutir os índices de alfabetização na região, uma questão que impacta diretamente o futuro das crianças e jovens locais. A iniciativa reforça o compromisso de unir forças para transformar a educação pública com ações concretas.
Durante o encontro, a secretária de Educação de Paranaguá (Semedi), Fabíola Soares Arcega, destacou a relevância do momento. “Este evento é fundamental para que possamos alinhar nossas ações e estratégias, buscando melhorar os índices de alfabetização e garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. É uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecer o compromisso de todos com o desenvolvimento educacional do Litoral”.
O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, também reforçou o papel da união de esforços. “O trabalho de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado é essencial. Hoje, o Paraná é reconhecido pelo Ministério da Educação como sendo a melhor educação da rede municipal e estadual do país. Essa conquista é resultado de um esforço conjunto, que beneficia diretamente a população, especialmente nossas crianças, que são o futuro do estado”.
De acordo com o procurador-geral de Justiça do MPPR, Francisco Zanicotti, o papel do Ministério Público é na promoção de melhorias concretas com o projeto Ministério Público em Movimento “que se destina exatamente para esse tipo de questão. Inicialmente, conversamos com a comunidade local e com os promotores da região para saber quais são as demandas. Uma delas é a questão da educação e da qualidade das salas de aula. Conseguimos um acordo de cavaleiros para reformas nas escolas e instalação de ar-condicionado para todos os alunos do ensino público estadual na região”, anunciou.
A reunião faz parte de uma série de eventos realizados em Paranaguá, nos dias 30 e 31 de julho, que integram uma agenda de ações estratégicas do MPPR voltadas à saúde, meio ambiente e educação. O objetivo é criar um diálogo direto entre gestores, promotores e autoridades locais, mapeando desafios e buscando soluções que impactem positivamente a vida da população. A imprensa foi convidada a acompanhar esse momento histórico, que reforça o compromisso de todos com o futuro do litoral paranaense.
> Encontre-nos no Facebook