Prefeitura de Paranaguá reforça diálogo com o Ministério Público em reunião com prefeitos do Litoral
Reunião com o procurador-geral de Justiça reforça compromisso institucional com soluções efetivas para os municípios litorâneos, como o controle do excesso de caminhões rumo ao Porto de Paranaguá
Na última quarta-feira (30), prefeitos dos municípios do Litoral do Paraná participaram de uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Dr. Francisco Zanicotti, e integrantes da Administração Superior do Ministério Público do Paraná (MPPR), em mais uma edição do programa MP em Movimento. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e promover ações articuladas para enfrentar os desafios que impactam a população da região.
Representando o município de Paranaguá, esteve presente a procuradora-geral Flávia Garcia Quadros Hacke, que destacou a relevância da iniciativa. “Para o município de Paranaguá, a aproximação do Ministério Público com as prefeituras, por meio do MP em Movimento, é de fundamental importância, pois o órgão, ao ouvir os principais desafios enfrentados por cada município, entende melhor a realidade local, gerando conclusões mais precisas para tomada de ações. Esse diálogo fortalece a união, a parceria entre os entes e, consequentemente, beneficia toda a população", afirmou.
Entre os temas debatidos, um dos que mais gerou atenção foi o intenso fluxo de caminhões com excesso de peso em direção ao Porto de Paranaguá. Segundo os gestores, a situação provoca impactos significativos na infraestrutura viária, na segurança e na qualidade de vida das cidades litorâneas. A busca por soluções conjuntas para mitigar esses efeitos foi reforçada pelos participantes.
Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, assegurou que o Ministério Público está comprometido com a construção de soluções sólidas e colaborativas. “A construção de respostas efetivas exige ações firmes e bem estruturadas, pautadas na razoabilidade dos acordos, capazes de enfrentar os desafios com eficácia, beneficiar toda a população e oferecer suporte concreto a gestores e promotores de Justiça”, destacou.
A iniciativa faz parte de uma agenda institucional que visa estreitar laços entre o Ministério Público e os entes municipais, promovendo a escuta ativa, a corresponsabilidade e a construção de caminhos conjuntos para o desenvolvimento regional e a garantia de direitos da população.
Além de Paranaguá, participaram da reunião os prefeitos Maurício Lense (Guaratuba), Eduardo Dalmora (Matinhos), Rudisney Gimenes Filho (Pontal do Paraná), Rozane Osaki (Antonina) e Sebastião Brindarolli Júnior (Morretes). Pelo MPPR, estiveram presentes, além do procurador-geral, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o responsável pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; a diretora-secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; além de promotores de Justiça que atuam nos municípios litorâneos.
> Encontre-nos no Facebook