Paranaguá avança na implantação do Programa Proteger com formação para Rede de Proteção da Criança e do Adolescente
Encontro reuniu secretarias municipais, Polícia Civil e entidades parceiras no Isulpar para fortalecer o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Na última terça-feira (5), a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac) de Paranaguá participou da capacitação “Caminhos da Proteção”, uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente no município. Realizado no auditório do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), o evento reuniu representantes de diversas secretarias e instituições comprometidas com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco especial no enfrentamento às diversas formas de violência. A capacitação marcou uma etapa essencial para a implantação do Programa Proteger na cidade.
A formação contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de representantes do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) da Polícia Civil e de entidades parceiras.
A pedagoga Indiara Duarte Comradt, representante da Semedi na Rede de Proteção, destacou a importância da articulação entre as instituições. “O Proteger, além de oferecer tratamento multiprofissional às crianças e adolescentes vítimas de violência, realiza uma articulação fundamental com toda a rede de atendimento. É um momento muito importante. O programa será um apoio essencial ao trabalho já desenvolvido pelo Centro de Atendimento Integrado Especializado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência - Caicavv, que possui um atendimento amplo e funcional".
Sheila Meneguetti, gerente de projetos da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (HC), também participou da formação e falou sobre o processo de implantação do Proteger, programa referência em Curitiba que agora começa a ser estruturado em Paranaguá. “Estamos implantando o Proteger conforme a realidade local. Somos referência nacional em Curitiba e vamos trabalhar em parceria com o Caicavv, que já atende de forma eficiente a região. Essa união é essencial para fortalecer o atendimento às vítimas”, complementou.
O delegado do Nucria, Dr. Emmanoel Brandão, enfatizou a relevância do programa. “Ter o Proteger no município é uma ferramenta extremamente importante. Ele viabiliza um ciclo completo de atendimento às vítimas – desde a parte criminal, passando pelo apoio do poder judiciário, até o tratamento clínico e psicossocial. O foco é a vítima, sua família e também o agressor, numa abordagem integral que já é modelo em Curitiba", disse.
A Dra. Luci Pfeiffer, idealizadora e coordenadora do Programa Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica), trouxe sua experiência na capital paranaense, onde o programa já atua há mais de 20 anos. “Estamos trazendo uma complementação ao trabalho que já é desenvolvido aqui, especialmente pelo Caicavv, que realiza uma atuação essencial com crianças e adolescentes. O Dedica tem uma equipe extremamente capacitada e nossa ideia é contribuir para que vocês possam avançar ainda mais, agora com o suporte do que já aprendemos nesse tempo de atuação", afirmou.
A secretária municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social, Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, falou sobre a implantação do programa no Caicavv. “O Programa Proteger, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria da Família, iniciou um ciclo de capacitação e atualização profissional com ênfase nas categorias e conceitos sobre as manifestações da violência contra criança e adolescente, bem como, a intervenção dos serviços públicos existentes nesses casos. Essa ação é fundamentalmente importante para que possamos compreender com profundidade e seriedade essas expressões da questão social. A Secretaria da Família segue comprometida e concretizando ações forte no enfrentamento a violência infantojuvenil”, ressaltou.
O evento reforçou o compromisso coletivo em fortalecer a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, promovendo a troca de experiências e a união de esforços em prol de um atendimento mais humanizado, eficaz e acolhedor às vítimas de violência e suas famílias.
> Encontre-nos no Facebook