Reunião define detalhes finais para inauguração da Base Descentralizada do Samu na Ilha dos Valadares

Encontro reuniu representantes de diversas secretarias e do Cislipa para alinhar ajustes técnicos e operacionais da nova unidade de atendimento de urgência na Ilha dos Valadares

Na manhã desta sexta-feira (8), a sede da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa) recebeu uma reunião técnica para definir os últimos ajustes da inauguração da nova Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Ilha dos Valadares. O encontro reuniu representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), da própria Semsa, da Secretaria Regional da Ilha dos Valadares (Serval) e da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg).

Durante o encontro, foram tratados pontos técnicos fundamentais para o pleno funcionamento da nova base, como adaptações no prédio, reorganização do trânsito no entorno, possível mudança no sentido de vias e estacionamento, além da avaliação para instalação de um sistema inédito na cidade: a prioridade semafórica para veículos de emergência. A tecnologia, conhecida como “congelamento” do semáforo, permite que veículos de emergência tenham passagem segura e ágil em cruzamentos por meio de comunicação direta com os semáforos, que são programados para favorecer a travessia dos veículos de resgate.

A proposta representa um avanço importante na logística de atendimento emergencial e reforça o compromisso das instituições envolvidas com a agilidade e a segurança dos serviços de saúde no município. Com a nova base, a Ilha dos Valadares passará a contar com um ponto estratégico de atendimento de urgência, facilitando o acesso da população aos serviços do Samu e reduzindo o tempo-resposta nas ocorrências.

A inauguração ocorrerá em setembro, consolidando mais uma conquista para o sistema de saúde do Litoral do Paraná.

Estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Saúde, Patrícia Muzetti Vianna Scacalossi; o diretor de Projetos e Captação de Recursos da Semsa, Agostinho Batista dos Santos de Oliveira; a assessora especial de Manutenção e Obras da Semsa, Geisamaria Ferreira de Freitas da Silva; o encarregado de Projetos de Mobilidade Urbana da Semseg, Clodoaldo Alves Leandro; o secretário regional da Ilha dos Valadares, Marcelo José Cardozo Dias; além de André Gonzaga (Serval), Daniel Fangueiro (diretor executivo do Cislipa), Zaira Braga (chefe de licitação do Cislipa) e Thaynná Cristine Xavier (assessora de licitação do Cislipa).

 

> Encontre-nos no Facebook