Prefeitura de Paranaguá incentiva jovens esportistas

O apoio ao esporte local se firma como ferramenta de desenvolvimento social, com jovens atletas representando a cidade na maior edição já realizada do programa Bom de Bola

Paranaguá marca presença na maior edição do programa Bom de Bola na história do estado com a equipe masculina de futebol de campo sub-16. Com mais de 10 mil inscritos na fase regional, o programa envolve seleções municipais apoiadas pelas prefeituras, abrangendo categorias masculinas sub-16 e sub-20, além da feminina 15+. Pela primeira vez, o evento também incorpora o futebol suíço em equipes acima de 40 e 50 anos, ampliando o alcance e o significado social da competição.

A regional reúne 237 municípios e 493 equipes, entre as quais 38 são femininas. O salto de participação em 2025 é de 26,7% frente à edição anterior, que teve 381 equipes, reforçando a importância do Bom de Bola como política pública de fomento esportivo.

Segundo secretário de esportes (Sespor), Sílvio Lucas, o percurso de Paranaguá no torneio é um exemplo claro de gestão pública atenta aos talentos locais. “Eles começaram disputando a fase regional do Paraná Bom de Bola, em Morretes, seguiram para a fase macro em Palmeira e, lá, sagraram-se campeões. Agora estão classificados para a fase final, em Apucarana, no mês de setembro. Isso faz parte do nosso objetivo, esse trabalho é todo feito com talentos da nossa cidade.”

Entre os jovens, o atleta Denner Leite dos Santos, 16 anos, estudante do Colégio Estadual José Bonifácio, resume a motivação que move centenas de jovens. “Estou jogando firme todos os dias em busca do meu sonho. Tem que ter muita disciplina também. Treinar todos os dias para buscar mais esse troféu para Paranaguá. É uma alegria representar a minha cidade. E é uma sensação muito boa”, disse.

A fase macrorregional envolve 92 municípios, 131 equipes e 3.079 participantes entre atletas e dirigentes, distribuídos entre as quatro sedes: Palmeira (macro 1), Arapongas (macro 2), Moreira Sales (macro 3) e Marechal Cândido Rondon (macro 4).

As finais estaduais ocorrem em Apucarana, em duas etapas: de 11 a 14 de setembro e de 25 a 28 de setembro, consolidando Paranaguá como palco de formação de talentos para o futebol paranaense e reforçando o compromisso da Prefeitura com o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário.

> Encontre-nos no Facebook