Prefeitura de Paranaguá visita Casa do Autista em Balneário Camboriú
Modelo apresentado à comitiva serviu de inspiração para a criação de um Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência para a população parnanguara
Nessa quarta-feira (13), o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, a vice-prefeita Fabiana Parro, o chefe de Gabinete, André Ferruci, a secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, e o vereador Halleson Stieglitz, visitaram as instalações do Complexo Neurossensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O espaço é referência nacional no atendimento gratuito e multiprofissional a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e abriga o maior jardim neurossensorial da América Latina.
A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Assistência Social de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, e pela coordenadora de Relações Institucionais, Katieli Pereira. O objetivo da visita foi conhecer de perto a estrutura, as atividades oferecidas e a organização do Complexo, para servir de inspiração para um futuro Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência em Paranaguá.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, a experiência contribuiu para o planejamento de um projeto inovador no município. “Nosso trabalho é estudar modelos de referência para que possamos ter a Casa da Pessoa com Deficiência, com atendimentos e serviços especializados às crianças de nossa cidade”, afirmou.
Para a vice-prefeita Fabiana Parro, a visita foi motivadora. Foi inspirador conhecer esse espaço que é referência em inclusão. Queremos oferecer em Paranaguá um local moderno, humanizado e preparado para garantir qualidade de vida, respeito e oportunidades a quem mais precisa”, considerou.
A secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, ressaltou o impacto da experiência. “É um lugar pensado em cada detalhe, com salas sensoriais, áreas temáticas, nutricionista, psicólogos e terapias diversas. Tudo voltado para o desenvolvimento das crianças”, observou.
O vereador Halleson Stieglitz lembrou que conheceu o local durante sua campanha e que desde então sonha com um projeto semelhante em Paranaguá. “Um sonho começa a ganhar forma. Queremos oferecer suporte, promover a inclusão e garantir dignidade para quem vive o autismo de perto”, disse.
A Casa do Autista
Localizada em Balneário Camboriú, a Casa do Autista é o maior complexo neurossensorial da América Latina. O espaço foi projetado segundo princípios da neuroarquitetura, com áreas como o Jardim Neurossensorial, salas temáticas (Lego, Gamer, Toy Story, Mundo Jurássico, Artes, Musicoterapia e Multissensorial com tecnologia 6D), consultórios, laboratórios e espaços para terapias. Cada ambiente busca estimular os sentidos e promover o desenvolvimento psicomotor, lúdico e emocional das crianças.
> Encontre-nos no Facebook