Paranaguá recebe Fase Macrorregional dos 67º Jogos Abertos do Paraná 2025 com equipes de handebol em ação
De 29 a 31 de agosto, o município sedia a etapa macrorregional dos JAPS 2025, com a participação das equipes feminina e masculina da AHPA/SESPOR/SICOOB/Paranaguá, que buscam a classificação para a fase estadual.
Paranaguá será palco da Fase Macrorregional do 67º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) 2025, reunindo grandes equipes em busca da vaga para a etapa estadual, de 29 a 31 de agosto. O município será representado pela Associação de Handebol de Paranaguá (AHPA), que participa tanto na categoria feminina quanto na masculina, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Juventude (Sespor). As competições estarão distribuídas entre o Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, Ginásio de Esportes João Hélio Alves, a Arena Albertina Salmon e o Estádio Fernando Charbub Farah.
No feminino, a equipe parnanguara integra o Grupo A da divisão Ouro, ao lado de Ivaí, Laranjeiras do Sul e São José dos Pinhais. No masculino, o time também está no Grupo A da divisão Ouro, enfrentando Guaratuba, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa.
O secretário municipal de Esportes e Juventude (Sespor) Silvio Lucas vive a expectativa, diz que acredita no potencial dos atletas e destaca várias conquistas. “A expectativa é a melhor possível, Paranaguá é celeiro de talentos e nós estamos aí sempre, a cada dia, tendo campeões. Tivemos campeões no handebol, no futebol, no paralímpico, nós estamos tendo muito bons resultados. A expectativa é a melhor possível. Espero que a gente tenha bons resultados aqui, que a gente tenha uma grande delegação para a fase final. E, claro, que a população venha, prestigie e torça pelos nossos representantes, que são os nossos atletas”.
Sobre o evento esportivo, Silvio Lucas reforça que haverá representantes de vários municípios do estado. “A macro-regional é uma competição grande, vamos ter mais de 35 municípios presente aqui em Paranaguá. Nós vamos ter cidades até de Quedas do Iguaçu, por exemplo, Laranjeiras, que é lá do extremo do Paraná, e uma média de mil atletas competindo. Então a gente espera que tenhamos bons resultados e possamos ter uma grande delegação para a fase final dos Jogos, para que a gente leve Paranaguá para, pelo menos, ficar entre os 10 melhores municípios do Paraná na área esportiva”, disse o secretário.
O professor Edison Miola, comandante da equipe feminina, destacou a motivação de jogar em casa. “Jogar em casa é sempre especial, traz motivação extra e a energia da nossa torcida. Estamos treinando forte e o objetivo é buscar o título da fase macrorregional e garantir a vaga para a etapa estadual.”
O técnico da equipe masculina, Moacir Lincoln, também ressaltou a confiança do grupo. “Sabemos da qualidade dos adversários, mas acreditamos no potencial da nossa equipe. Jogar em Paranaguá, diante da nossa torcida, será um diferencial. Vamos em busca da classificação para representar bem o município na fase estadual.”
Programação – Handebol Feminino:
29/08 (19h30) – Paranaguá x São José dos Pinhais
30/08 (16h00) – Paranaguá x Laranjeiras do Sul
31/08 (14h30) – Paranaguá x Ivaí
Programação – Handebol Masculino:
29/08 (21h00) – Paranaguá x Ponta Grossa
30/08 (17h30) – Paranaguá x Laranjeiras do Sul
31/08 (16h00) – Paranaguá x Guaratuba
A AHPA/SESPOR/SICOOB/Paranaguá conta com incentivos do Ministério do Esporte, do Governo Federal via Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria do Esporte do Paraná com apoio da COPEL, além de patrocínios da EPR Litoral Pioneiro, TCP, SICOOB Credicanoinhas, e apoio da SEMEDI, Academia Bio Aventura, CT Move Training, Mariana Lourenço Art & Designer, Clínica São Lucas e Colégio Luso Brasileiro.
Para acompanhar notícias, fotos e vídeos do handebol parnanguara, os torcedores podem acessar os perfis oficiais da AHPA no Facebook (@ahpaparanagua ), YouTube (AHPA TV), Instagram (@ahpaparanagua ) e X (@ahpa_paranagua ).
> Encontre-nos no Facebook