Projeto Acolher transforma a rotina e fortalece profissionais da educação em Paranaguá

Acolher leva aos profissionais musicoterapia, psicologia, dança, alongamento, palestras motivacionais e palhaçaria. O projeto está percorrendo todas as escolas da rede municipal de educação


O Projeto Acolher, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), tem levado acolhimento, acompanhamento e suporte psicossocial e emocional aos profissionais da rede municipal de ensino de Paranaguá. A iniciativa, que nasceu com o objetivo de “cuidar de quem cuida”, promove condições mais saudáveis de trabalho, prevenção de adoecimentos e fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar.

De acordo com Lena Machado Calado, coordenadora do Acolher, o projeto é uma ação intersetorial da Semedi e já conta com diversas atividades em andamento. “Levamos oficinas de autocuidado, yoga, musicoterapia, contação de histórias e técnica vocal para dentro das escolas. Todas essas práticas têm sido bem recebidas e pretendemos ampliar ainda mais esse rol de atividades. Nosso compromisso é garantir que os profissionais da educação tenham suporte para cuidar de sua saúde emocional e, assim, desempenhar melhor seu papel dentro da sala de aula”, afirmou.

A educadora Mirian Dias Veloso compartilhou sua experiência após participar de uma das atividades. “Após uma palestra enriquecedora com profissionais das áreas de fisioterapia e psicologia, algo despertou dentro de mim. As palavras de incentivo e os exemplos de vida me tocaram profundamente. Saí daquele encontro com um novo olhar sobre minha saúde física e mental”, contou.

Motivada pelo aprendizado, Mirian decidiu mudar hábitos. “Conversei com minha colega de trabalho e juntas demos o primeiro passo: começamos a caminhar regularmente. No início foi difícil sair da rotina, mas com o apoio uma da outra fomos seguindo. Hoje, sinto meu corpo mais leve, minha mente tranquila e meus dias mais produtivos. A palestra me tirou do comodismo e plantou uma semente de transformação.”

A diretora da Escola Municipal Profa. Eva Tereza Amarante Cavani, Solange Melchior, também destacou os impactos positivos do projeto. “O Projeto Acolher é uma excelente ferramenta de acolhimento. Ele veio para acalentar o emocional dos professores. Tivemos uma oficina de musicoterapia, as professoras se soltaram, mostraram seu talento, e foi um dia muito importante de trocas e experiências. Queremos mais. A música, por si só, fez toda a diferença”, relatou.

"O Programa Acolher é uma ação muito especial, ele é idealizado e promovido pela gestão atual da Semedi, para oferecer apoio, escuta e orientação a toda a classe da Educação. É um trabalho que fazemos com muito cuidado e dedicação, porque acreditamos que acolher é o primeiro passo para transformar", destacou Michelly Zela, Supervisora Especial de Planejamento Semedi.

> Encontre-nos no Facebook