Prefeito de Paranaguá participa de reunião da Coalizão Empresarial com comandante da Marinha do Brasil

Diálogo enfatizou a importância da cooperação entre diferentes esferas para consolidar Paranaguá como referência logística e econômica do país.

A Coalizão Empresarial pelo Desenvolvimento dos Portos do Paraná realizou, nesta quarta-feira (3), uma reunião estratégica que reuniu empresários, representantes da Portos do Paraná, autoridades municipais e militares. O encontro contou com a presença do prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, da vice-prefeita Fabiana Parro, do comandante da Marinha do Brasil, almirante Marcos Sampaio Olsen, além do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, e lideranças políticas e institucionais.

Durante sua participação, o prefeito Adriano Ramos ressaltou que a Coalizão tem papel estratégico no fortalecimento da cadeia produtiva local e na articulação com diferentes esferas de poder. Ele destacou que o senso de urgência demonstrado pelo setor também deve ser incorporado pelo Executivo Municipal. “Paranaguá precisa crescer rápido. Esse é o momento de transformar essa urgência em ações concretas dentro da gestão pública”, afirmou.

O chefe do Executivo também enfatizou a importância da união entre diferentes segmentos para o desenvolvimento da cidade. “Estou muito satisfeito com o que temos construído nesse diálogo e com o apoio que temos recebido do Governo do Estado. Tenho convicção de que, com a união entre poder público, iniciativa privada e instituições, Paranaguá pode se tornar uma referência nacional”, completou.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, destacou a importância da união empresarial em torno da Coalizão. “A Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná não é um CNPJ, é uma vontade coletiva para que possamos entregar um produto cada vez melhor. Todos são concorrentes, mas, quando o tema é desenvolvimento de infraestrutura crítica para a economia e para a logística nacional, todos se unem em uma mesma luta. Desde 2019 já foram mais de R$4 bilhões em autorizações de investimento, alguns em andamento, outros já concluídos, envolvendo obras públicas e privadas”, afirmou.

Marinha reforça papel estratégico na navegação

O comandante da Marinha do Brasil, almirante Marcos Sampaio Olsen, destacou que a instituição exerce papel essencial como autoridade marítima, indo além de suas funções de defesa. “A Marinha do Brasil tem atribuições que envolvem diretamente a segurança da navegação e, consequentemente, o desenvolvimento nacional. Não há sustentabilidade sem desenvolvimento”, disse.

Ele também reforçou a necessidade de senso de urgência no planejamento do país. “O Brasil não pode permanecer como um país do futuro. Precisamos agir agora. O Estado do Paraná tem se destacado nesse aspecto e pode servir de exemplo para outros estados. É com satisfação que participo deste encontro, que mostra a convergência entre gestão eficiente, visão social e sustentabilidade”, completou o almirante.

Coalizão nasceu da união empresarial

O coordenador da Coalizão, Antonio Saad Gebran Sobrinho, lembrou o início do movimento, em 2019, como um esforço para pacificar e integrar os terminais portuários. “A Coalizão nasceu da necessidade de união. No passado, cada um defendia apenas o seu interesse. Hoje conseguimos reunir todos os players, inclusive os maiores do mundo, para debater o desenvolvimento conjunto. Aproximadamente 6 a 9 bilhões de dólares passam por essa força econômica e a presença da Marinha e do poder público nos dá segurança para avançar”, disse.

Já o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Adalberto Araújo, que também participou da reunião, reforçou a importância da unidade institucional. “Essa unidade entre a autoridade portuária, a Prefeitura, o Poder Legislativo, os empresários da Coalizão e a Marinha é fundamental para o progresso de Paranaguá e para a segurança da operação portuária. Muitos investimentos estão sendo anunciados, e esperamos que isso se reflita em benefício direto para a comunidade. A união em torno de projetos estruturantes é essencial para transformar Paranaguá em um polo de referência logística, econômica e social para o Brasil”, concluiu.

Também estiveram presentes o chefe de Gabinete da Prefeitura, André Ferruci, o secretário municipal de Expansão Industrial e Portuária, Luiz Augusto Pellegrini de Carvalho, e empresários do setor portuário de Paranaguá.

> Encontre-nos no Facebook