Prefeito Adriano Ramos assina ordem de serviço do CAPSi para crianças e adolescentes

O novo CAPSi vai funcionar ao lado da Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento


Na manhã desta terça-feira, dia 9, no bairro Leblon, em frente à Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a construção do CAPSi — Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Juvenil de Paranaguá.

O prefeito Adriano Ramos ressaltou que na sua administração a população é prioridade, e que a gestão está pautada no humanismo. “Entendemos que o fato de nós estarmos próximos das pessoas e levarmos a prefeitura próximo delas, aproxima a administração municipal da população. A assinatura hoje dessa ordem de serviço do CAPSi é algo que também humaniza, porque vamos tirar as crianças do CAPS tradicional, que atende aos adulto, e teremos um espaço específico para atender nossas crianças”, afirmou o prefeito Adriano Ramos.

O CAPSi receberá aporte de R$ 2,6 milhões, financiados pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra está prevista para ser instalada no Leblon, nas proximidades da Unidade de Saúde citada.

A secretária municipal de Saúde, Patricia Muzetti Vianna Scacalossi, falou sobre a importância da avaliação. “Essa demanda da saúde mental é grande, não só em Paranaguá, no Paraná, mas no Brasil inteiro. O CAPSi veio com a proposta de atender crianças e adolescentes. Hoje, esse público é atendido no CAPS, que compreende toda a faixa etária, e agora receberá um espaço dedicado para as crianças e adolescentes”, afirmou.

A psicóloga Rafaela Mendes Soccio, que atua no CAPS com crianças, enxerga o novo espaço com otimismo. “Iniciei na Saúde Mental em 2018, para atender crianças e adolescentes. Ver essa evolução é uma conquista gigantesca para o nosso município; é um marco na história da infância e da adolescência”, disse Rafaela.

Segundo especialistas, o CAPSi proporcionará acolhimento mais digno, com ambiente pensado para a faixa infantojuvenil e fortalecendo o vínculo com o serviço.

Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva da Silva Costa; o vereador Halleson Stieglitz; secretários municipais, imprensa e a população.

> Encontre-nos no Facebook