Capacita Jovem encerra mais uma edição com capacitação, integração e esperança para adolescentes de Paranaguá
Durante uma semana, os participantes vivenciaram oficinas com foco em habilidades comportamentais, preparação para entrevistas e noções sobre o mundo do trabalho
Na última sexta-feira, dia 5, foi encerrada mais uma edição do Capacita Jovem – Construindo Futuro, uma iniciativa da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial (Semdir), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A capacitação encerrou com um piquenique nas dependências da Estação Ferroviária, além da entrega de ingressos gratuitos para visita ao Aquário de Paranaguá.
O projeto é voltado a adolescentes de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, atendidos por serviços da rede socioassistencial do município, como CRAS, UAI, Medidas Socioeducativas, Família Acolhedora e o próprio Caicavv. Durante uma semana, os participantes vivenciaram oficinas com foco em habilidades comportamentais, preparação para entrevistas e noções básicas sobre o mundo do trabalho.
Impacto prático e emocional
Além de proporcionar capacitação técnica, o projeto promove vínculos, autoestima e esperança.
A técnica do CIEE, Leonice Aparecida Rozalem, relatou a experiência como enriquecedora. “Para mim, foi uma alegria e uma grande satisfação poder realizar essa parceria com o programa Capacita. Tive a oportunidade de me desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo em que pude contribuir para o crescimento dos jovens”, disse a técnica.
“O programa também me permitiu conhecer jovens cheios de vida, alegria e esperança, repletos de expectativas quanto ao futuro. Sinto que pude participar como um pequeno degrau para que esses jovens possam alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. Levo comigo um profundo sentimento de gratidão por essa parceria, pelos encontros significativos, pelas pessoas que conheci e pelas relações que construí e conquistei ao longo dessa jornada”, finalizou Leonice.
A coordenadora da ação, Amanda Cunha, reforçou a missão do programa. Essa foi a 3.ª edição deste ano do Capacita Jovem-Construindo Futuro em Parceria com o Ciee.
“A cada edição é uma experiência maravilhosa que vivemos durante cinco dias com nossos jovens. Nosso maior objetivo é fazer um trabalho dinâmico e com objetivo de preparar nossos jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Somos gratas a Técnica Leonice do CIEE, que desempenha este lindo trabalho com nossos jovens, com tanta dedicação e carinho. Agradeço a nossa equipe da secretaria: Danielle, Camila, Dirciane, Gislaine, Mayckon e a nossa Secretária Carolina de Miranda que nos apoia a desempenhar este projeto”, relatou.
A técnica da Semdir, Danielle Lima, destacou o impacto transformador da ação. “Essa edição foi marcada por aprendizado, troca de experiências e engajamento. Ver o brilho nos olhos dos adolescentes nos dá a certeza de que estamos no caminho certo: fortalecendo com conhecimento e oferecendo oportunidades reais”, destaca.
Já Camila Vanhoni dos Santos, presidente da Comissão AEPETI, ressaltou a importância do diálogo sobre o trabalho infantil.
“Participar do Capacita Jovem é uma experiência única. Falar sobre trabalho infantil e mostrar novos caminhos para os adolescentes, por meio do encaminhamento ao Jovem Aprendiz, faz todo o esforço valer a pena”, reforça.
A Supervisora Especial de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Rafaela Takiguchi, uma das palestrantes, destacou sua participação voluntária.
“Este projeto é enriquecedor. Trazer histórias de superação, da vida pessoal e incentivar os jovens deveria ser algo comum na sociedade. O jovem precisa de incentivo ao primeiro emprego e conhecer as realidades do mercado de trabalho. Essa iniciativa é sensacional. Agradeço imensamente o convite, porque para mim foi inesquecível trocar experiências”, explicou.
O Capacita Jovem se consolida, a cada edição, como uma ação estratégica na promoção da cidadania, da inclusão e do desenvolvimento pessoal e profissional da juventude parnanguara.
Carolina Miranda, secretária municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial (Semdir), destacou a importância do evento.
“O projeto que vem sendo executado em nossa secretaria em parceria com Ciee, e tem gerado excelentes frutos, haja vista, a quantidade de jovens que já conseguimos capacitar, a quantidade de inserimos no mercado de trabalho, a partir da formação aqueles realizam durante a semana. O Capacita tem sido referência para outros municípios, sendo que recebemos jovens de Pontal do Paraná. Um projeto de excelência, muito sucesso e vem de fato, transformar a vida destas famílias em situação de vulnerabilidade, a partir do momento em que nos conseguimos, através da formação, possibilitar novos sonhos nestes jovens”, destacou a secretária.
O Capacita Jovem se consolida, a cada edição, como uma ação estratégica na promoção da cidadania, da inclusão e do desenvolvimento pessoal e profissional da juventude parnanguara. Em breve, nova edição será divulgada.
> Encontre-nos no Facebook