Prefeitura confirma viadutos em “U” na Roque Vernalha: investimento de R$ 70 milhões marca virada histórica na mobilidade de Paranaguá
Intervenção eliminará gargalo no cruzamento com a linha férrea e promete transformar a rotina de motoristas e pedestres.
A Prefeitura de Paranaguá confirmou na sexta-feira, dia 12, a execução de dois retornos em desnível — os chamados viadutos em “U” — no cruzamento da Avenida Roque Vernalha com a linha férrea. O investimento será de R$ 70 milhões, financiado pelo Governo do Estado.
O projeto, considerado a maior obra da história do município, tem como objetivo eliminar um gargalo crônico de circulação causado pelas manobras de trens que atendem o Porto de Paranaguá. A intervenção vai garantir fluxo contínuo de veículos e mais segurança viária.
Segundo o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, a licitação será aberta até o fim deste ano e a previsão é de que as obras tenham início em 2026.
Eixo estruturante que liga os bairros Estradinha e Vila Cruzeiro, a Avenida Roque Vernalha tem cerca de 2,7 km de extensão. No trecho da Vila Paranaguá, a travessia em nível com a ferrovia Curitiba–Paranaguá impõe interrupções frequentes e provoca longas filas. Essa situação afeta diretamente quem depende da via para chegar ao trabalho, à escola ou a serviços essenciais.
“Com os novos viadutos, os veículos deixarão de compartilhar o mesmo nível da ferrovia. Isso vai reduzir os conflitos entre modais e aumentar a segurança de condutores e pedestres, além de devolver previsibilidade aos deslocamentos diários", destacou o prefeito Adriano Ramos.
Solução técnica: como vão funcionar os dois “Us” elevados
O projeto prevê dois retornos elevados: um no sentido bairro e outro no sentido centro. Cada estrutura terá aproximadamente 460 metros, com rampas construídas em técnica de terra armada e passagem superior em concreto armado sobre a linha férrea. As pistas receberão pavimentação asfáltica e de concreto.
Para os pedestres, será implantada uma passarela exclusiva. O entorno também será requalificado com calçadas acessíveis, drenagem, sinalização e paisagismo, criando um ambiente urbano mais seguro e organizado.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, o formato em “U” foi escolhido para evitar impactos negativos nos comércios da região. “É uma obra estruturante, pensada para manter o comércio funcionando e dar fluidez de verdade. O formato em ‘U’ evita interferências na ferrovia e não exigirá desapropriação dos estabelecimentos da área”, destacou.
União entre Município e Estado
Na segunda-feira, dia 15, equipes técnicas da Prefeitura e da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) se reuniram em Curitiba para alinhar os trâmites da licitação. A expectativa é que o edital seja lançado até o final deste ano, garantindo início das obras em 2026.
Para Adriano Ramos, trata-se da realização de um projeto pessoal de longa data. “Comecei a sonhar com o viaduto da Roque Vernalha em 2012, quando fui eleito vereador. Hoje, com apoio do governador Ratinho Júnior, do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, dos deputados Hussein Bakri (estadual) e Geraldo Mendes (federal), e da nossa equipe técnica, tiramos do papel uma solução que vai mudar a mobilidade urbana de Paranaguá. É a maior obra da história da cidade”, disse.
Durante visita a Paranaguá na última sexta-feira, dia 12, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou a importância da obra e reforçou o compromisso do Governo do Estado com o Município. “Assumi um compromisso com o Município ainda durante a Festa da Tainha e, na última sexta-feira, estive em Paranaguá, ao lado do prefeito Adriano Ramos, visitando a Roque Vernalha para conhecer de perto essa demanda. No mesmo dia, percebi a urgência da obra e tornei público meu compromisso. Essa intervenção vai destravar a cidade e reforço, mais uma vez, meu empenho em garantir que ela saia do papel”, afirmou.
Na avaliação do prefeito, essa conquista vai muito além da engenharia. “A soma de esforços do Município com o governador Ratinho Júnior e o secretário das Cidades Guto Silva nos permite enfrentar um problema antigo com uma solução moderna, segura e sem paralisar a atividade econômica local. A Roque Vernalha vai mudar de patamar e, com ela, a qualidade de vida de quem vive e circula por Paranaguá”, concluiu.
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O projeto, considerado a maior obra da história do município, tem como objetivo eliminar um gargalo crônico de circulação causado pelas manobras de trens que atendem o Porto de Paranaguá. A intervenção vai garantir fluxo contínuo de veículos e mais segurança viária.
Segundo o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, a licitação será aberta até o fim deste ano e a previsão é de que as obras tenham início em 2026.
Eixo estruturante que liga os bairros Estradinha e Vila Cruzeiro, a Avenida Roque Vernalha tem cerca de 2,7 km de extensão. No trecho da Vila Paranaguá, a travessia em nível com a ferrovia Curitiba–Paranaguá impõe interrupções frequentes e provoca longas filas. Essa situação afeta diretamente quem depende da via para chegar ao trabalho, à escola ou a serviços essenciais.
“Com os novos viadutos, os veículos deixarão de compartilhar o mesmo nível da ferrovia. Isso vai reduzir os conflitos entre modais e aumentar a segurança de condutores e pedestres, além de devolver previsibilidade aos deslocamentos diários", destacou o prefeito Adriano Ramos.
Solução técnica: como vão funcionar os dois “Us” elevados
O projeto prevê dois retornos elevados: um no sentido bairro e outro no sentido centro. Cada estrutura terá aproximadamente 460 metros, com rampas construídas em técnica de terra armada e passagem superior em concreto armado sobre a linha férrea. As pistas receberão pavimentação asfáltica e de concreto.
Para os pedestres, será implantada uma passarela exclusiva. O entorno também será requalificado com calçadas acessíveis, drenagem, sinalização e paisagismo, criando um ambiente urbano mais seguro e organizado.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, o formato em “U” foi escolhido para evitar impactos negativos nos comércios da região. “É uma obra estruturante, pensada para manter o comércio funcionando e dar fluidez de verdade. O formato em ‘U’ evita interferências na ferrovia e não exigirá desapropriação dos estabelecimentos da área”, destacou.
União entre Município e Estado
Na segunda-feira, dia 15, equipes técnicas da Prefeitura e da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) se reuniram em Curitiba para alinhar os trâmites da licitação. A expectativa é que o edital seja lançado até o final deste ano, garantindo início das obras em 2026.
Para Adriano Ramos, trata-se da realização de um projeto pessoal de longa data. “Comecei a sonhar com o viaduto da Roque Vernalha em 2012, quando fui eleito vereador. Hoje, com apoio do governador Ratinho Júnior, do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, dos deputados Hussein Bakri (estadual) e Geraldo Mendes (federal), e da nossa equipe técnica, tiramos do papel uma solução que vai mudar a mobilidade urbana de Paranaguá. É a maior obra da história da cidade”, disse.
Durante visita a Paranaguá na última sexta-feira, dia 12, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou a importância da obra e reforçou o compromisso do Governo do Estado com o Município. “Assumi um compromisso com o Município ainda durante a Festa da Tainha e, na última sexta-feira, estive em Paranaguá, ao lado do prefeito Adriano Ramos, visitando a Roque Vernalha para conhecer de perto essa demanda. No mesmo dia, percebi a urgência da obra e tornei público meu compromisso. Essa intervenção vai destravar a cidade e reforço, mais uma vez, meu empenho em garantir que ela saia do papel”, afirmou.
Na avaliação do prefeito, essa conquista vai muito além da engenharia. “A soma de esforços do Município com o governador Ratinho Júnior e o secretário das Cidades Guto Silva nos permite enfrentar um problema antigo com uma solução moderna, segura e sem paralisar a atividade econômica local. A Roque Vernalha vai mudar de patamar e, com ela, a qualidade de vida de quem vive e circula por Paranaguá”, concluiu.
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