Visita técnica na Avenida Roque Vernalha marca avanço da maior obra da história de Paranaguá

Representantes da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, estiveram em Paranaguá com o prefeito Adriano Ramos

Nesta quinta-feira, dia 18, representantes da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, estiveram em Paranaguá para uma visita técnica na Avenida Roque Vernalha, onde será realizada a maior obra de mobilidade urbana da história do município. O projeto prevê a construção de uma rampa de acesso em formato de U, com investimento de R$ 70 milhões financiados pelo Governo do Paraná.

A intervenção tem como principal objetivo eliminar um gargalo histórico de circulação, causado pelas manobras de trens que atendem o Porto de Paranaguá, garantindo fluxo contínuo de veículos e mais segurança viária.

O prefeito Adriano Ramos apresentou os detalhes do projeto aos técnicos estaduais. “Após oito meses de mandato, trazemos essa notícia maravilhosa para a população. Estamos em constante diálogo com engenheiros para buscar as melhores soluções, de forma que comerciantes e moradores da Avenida Roque Vernalha não sejam prejudicados durante a execução da obra. É a realização de um sonho que se torna possível graças à parceria com o Governo do Estado”, destacou o prefeito.

O secretário de Governo, Thiago Campos, também comemorou o avanço. “Esse é um projeto de todos, não apenas de uma secretaria ou do prefeito. Receber a equipe do secretário das Cidades, Guto Silva, é fundamental para agilizar o processo e garantir que essa obra seja entregue o quanto antes à população”, ressaltou.

A secretária de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, explicou que houve uma mudança de planos no desenho da intervenção. “A ideia inicial era construir um viaduto, mas após estudos técnicos, optamos por uma rampa em U, que gera menos impacto para os moradores e comerciantes da região. O projeto está praticamente concluído e o orçamento já foi definido”, informou.

O secretário de Obras Públicas, Ozeias Rebello, reforçou que sua equipe acompanhará de perto a execução. “Estamos finalizando os levantamentos necessários e, durante a obra, nossas equipes estarão diretamente envolvidas”, explicou.

Para o coordenador operacional municipal da Secretaria das Cidades, Roberto Pan, o encontro foi produtivo e estratégico. “O objetivo desta visita foi alinhar informações e instruir a equipe técnica da prefeitura para que o projeto seja executado o mais rápido possível”, afirmou.

A expectativa é de que a licitação seja aberta até o final de 2025 e que as obras comecem no início de 2026, trazendo uma solução definitiva para um dos pontos mais críticos da mobilidade urbana de Paranaguá.

> Encontre-nos no Facebook